09/04/2020 - 21h09

Ex-executivo da NFL diz que Tua Tagovailoa falhou em dois testes físicos

Ex-GM Michael Lombardi também afirma que prospecto de Alabama ainda tem lesões no punho não informadas

Tua Tagovailoa se lesiona em partida por AlabamaO Draft da NFL está chegando e, com o recrutamento, as especulações sobre os prospectos também. O quarterback Tua Tagovailoa afirma estar totalmente recuperado de uma lesão no quadril que o assombrou na temporada de 2019 do college football enquanto jogador de Alabama, mas nesta quarta-feira (8), o ex-general manager do Cleveland Browns Michael Lombardi disse que o jogador falhou em testes físicos com duas franquias e que ele teve lesões no seu punho não informadas.

“O que eles viram? Não foi apenas o quadril [que ele lesionou]. É o tornozelo. É o punho”, afirmou Lombardi em seu podcast, o The GM Shuffle. “Ele quebrou o punho no primeiro treino da primavera há um ano. E então eles (Alabama) consertaram e ele (Tua) voltou, só que quebrou novamente. Ele é frágil. Ele é frágil. Você não pode negar”.

O agente de Tua Tagovailoa, Leigh Steinberg, descartou as novas preocupações com a saúde de seu cliente na quinta-feira (9), chamando-as de “exageradas”.

“Você pode apenas apostar no fato de que nenhum time está dizendo às pessoas da imprensa exatamente o que eles farão”, disse Steinberg durante uma aparição no programa Tobin and Leroy Show, da rádio 790 The Ticket. “A realidade é que, se duas equipes dizem que Tua foi reprovado em suas habilidades físicas, quem são essas duas equipes? Duvido muito que estariam dizendo isso a um jornalista”.

Steinberg ainda acrescentou que Tua Tagovailoa seria a escolha número 1 do Draft de 2020 da NFL se ele não se machucasse e ainda deveria ser considerado “um dos principais candidatos a franchise quarterback“.

Os Dolphins são os donos da 5ª escolha geral e têm sido amplamente considerados os principais candidatos para escolherem o produto de Crimson Tide. Alguns analistas acham que times podem fazer um trade up para draftarem ele dentro do top 3, mas existem outros que acreditam que é arriscado pegá-lo em uma escolha top 10 por conta do seu histórico de lesões. Além de deslocar o lado direito do quadril e dos possíveis problemas no punho, o signal caller sofreu uma entorse no tornozelo em 2018 e 2019, sendo que ambos exigiram cirurgias.

No entanto, as perspectivas de saúde de Tagovailoa foram quase esmagadoramente positivas durante a maior parte do processo preliminar da NFL e no Scouting Combine. O QB passou por exames médicos durante esse período e seus representantes disseram no final do mês de março que ele estava “pronto para competir sem restrições”.

Tanto que, ainda nesta quinta, Tua Tagovailoa realizou um treino fechado de uma hora em uma academia privada com menos de 10 pessoas presentes, de acordo com os insiders da NFL Network Ian Rapoport e Mike Garafolo. O jogador de 22 anos fez ao todo 55 jogadas pré-estabelecidas e mais 20 passes livres adicionais. Seus representantes distribuirão o vídeo para todas as 32 equipes da NFL avaliarem o QB canhoto, já que ele não pôde lançar no Combine e não teve um Pro Day para aliviar quaisquer medos que os times possam ter sobre sua saúde.

Em três temporadas em Alabama – duas como titular -, Tua Tagovailoa conseguiu 7.442 jardas aéreas, 87 touchdowns e 11 interceptações. Além de 340 jardas terrestres e nove TDs.

O NFL Draft de 2020, que será totalmente virtual por conta da pandemia de coronavírus, acontecerá de 23 a 25 de abril.

(Foto: Reprodução Instagram/Tua Tagovailoa)

Oddsshark