Em comunicado, NFL comenta campanha da Nike com Colin Kaepernick
Liga preferiu não alimentar polêmicas e disse que questões levantadas por Kaep 'merecem atenção'
A NFL divulgou um comunicado nesta terça-feira (04) depois que a Nike, uma de suas principais patrocinadoras, nomeou o quarterback Colin Kaepernick como o rosto da campanha “Just Do It”, claramente citando as posições polêmicas do jogador durante seus tempos na liga como algo positivo.
“A National Football League acredita no diálogo, entendimento e união. Nós abraçamos o papel e a responsabilidade de todos os envolvidos neste jogo para promover uma mudança significativa e positiva em nossas comunidades”, disse Jocelyn Moore, vice-presidente executivo de comunicações e relações públicas da NFL, de acordo com Ian Rapoport, da NFL Network.
“As questões de justiça social que Colin e outros atletas profissionais levantaram merecem nossa atenção e ação.”, completa a nota.
A Nike anunciou o acordo na segunda-feira (03), provocando reações de amplo alcance. Enquanto alguns elogiaram a decisão de endossar o trabalho do jogador contra a desigualdade social e a brutalidade policial com a campanha, outros foram críticos e queimaram as roupas da Nike em protesto, dizendo que não comprariam mais os produtos da empresa.
A campanha começou com uma imagem em close de Kaepernick com as palavras “Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo”.
Kaepernick, que atualmente está processando a NFL por, supostamente, conspirar para mantê-lo fora da liga, está sem time desde março de 2017, quando chegou ao fim o seu contrato com o San Francisco 49ers. Na temporada anterior, causou polêmica ao ajoelhar durante o hino no nacional americano, como símbolo do seu protesto.
(Foto: Otto Greule Jr/Getty Images)