Doug Pederson é demitido pelo Philadelphia Eagles
Apenas três anos depois da conquista do Super Bowl, head coach não seguirá no cargo após temporada com quatro vitórias
Tudo pode mudar em pouco menos de três anos na NFL. Nesta segunda-feira (11), o head coach Doug Pederson foi demitido pelo Philadelphia Eagles. A informação foi divulgada incialmente pelo jornalista da NFL Network Tom Pelissero e posteriormente confirmada de forma oficial pela franquia.
A decisão foi tomada após a pior temporada do time sob o comando do técnico. Os Eagles terminaram a temporada com uma campanha de 4-11-1, ocupando o último lugar da NFC East e ficando fora dos playoffs pela primeira vez desde 2016. Doug Pederson permaneceu no comando do time por cinco temporadas.
O head coach se reuniu com o proprietário da franquia, Jeffrey Lurie, para discutir as decisões que seriam tomadas no futuro. Em conversas realizadas ao longo da semana, Lurie não se convenceu com as ideias apresentadas por Pederson. Alguns dos assuntos discutidos incluíam a situação de Carson Wentz para 2021 e a apresentação de propostas para melhorar a produção ofensiva (28ª da liga em pontos e 26ª em jardas totais).
Pederson pretendia promover o técnico de quarterbacks Press Taylor para o cargo de coordenador ofensivo. A ideia não foi bem recebida por Lurie, que gostaria de trazer um nome já estabelecido. O head coach também não apresentou uma solução para substituir o coordenador defensivo Jim Schwartz. Por opção própria, Schwartz terá um ano sabático em 2021.
Além das questões citadas, a indefinição de Pederson quanto ao futuro da posição de quarterback também influenciou na demissão. O técnico não deu indicativos que considera Jalen Hurts como um franchise QB. Ao mesmo tempo, a relação de Pederson com Carson Wentz se deteriorou e chegou a um ponto em que não poderia mais ser restaurada. Além da mudança na titularidade, técnico e quarterback tiveram problemas de comunicação ao longo de toda a temporada causados em grande parte pela desorganização existente em uma comissão técnica montada durante a offseason.
Por fim, o episódio mais recente a influenciar na demissão foi a polêmica substituição de Hurts durante a derrota para Washington na semana 17. A decisão, criticada de forma pública até mesmo pelos jogadores, possivelmente levou o técnico a perder o vestiário.
Doug Pederson assumiu o cargo de head coach do Philadelphia Eagles em 2016. Ao longo de cinco temporadas, o técnico acumulou um retrospecto de 42-37-1 na temporada regular, com quatro vitórias e duas derrotas nos playoffs. Após levar os Eagles à conquista do primeiro Super Bowl da história da franquia logo no segundo ano ocupando o cargo, Pederson não conseguiu repetir o sucesso. Apesar de levar o time de volta aos playoffs nas duas temporadas seguintes, os Eagles não alcançaram a marca de dez vitórias durante a fase regular em nenhuma dessas ocasiões.
Ainda de acordo com Tom Pelissero, Pederson já desperta o interesse do New York Jets. A franquia demitiu Adam Gase ao final da temporada 2020.
(Foto: Reprodução Twitter/NFL)