31/03/2020 - 16h12

Donos das franquias da NFL aprovam novo formato dos playoffs

Pós-temporada terá 14 equipes e apenas os líderes de cada conferência terão direito de folgar na fase de Wild Card

ATLANTA, GA - FEBRUARY 03: CEO of the New England Patriots Robert Kraft attends the Super Bowl LIII Pregame at Mercedes-Benz Stadium on February 3, 2019 in Atlanta, GeorgiaA pós-temporada da NFL vai mudar. A proposta acordada entre a liga profissional, associação dos atletas e donos das franquias foi oficialmente aprovada nesta terça-feira (31).

De acordo com as novas imposições propostas no acordo coletivo de trabalho (CBA), os playoffs da NFL terão um novo formato com 14 equipes participantes, começando já na temporada de 2020, segundo informações de Ian Rapoport, repórter da NFL Network. O modelo inclui uma equipe adicional por conferência, totalizando seis vagas de Wild Card, e permite apenas os líderes de cada conferência folgar na abertura da pós-temporada.

A decisão foi aprovada durante conferência online, realizada nesta terça-feira (31), já que o tradicional encontro anual da liga foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para que as mudanças fossem aprovadas, era necessário que 24 dos 32 donos de franquias fossem favoráveis ao novo formato. Agora, os jogos de Wild Card reunirão a equipe detentora da seed 2 contra a seed 7,  a seed 3 contra a seed 6 e seed 4 enfrentando a seed 5.

O acordo também oficializou NBC e CBS como os veículos de comunicação responsáveis pelas transmissões adicionais das partidas de Wild Card nos Estados Unidos. O final de semana da primeira fase dos playoffs abrigará três partidas no sábado e outros três confrontos no domingo. A transmissão da CBS no sábado de Wild Card também será disponibilizada pelo CBS All Access, serviço de streaming do canal. A NFL ainda confirmou uma produção independente voltada ao público infantil, que irá ao ar pelo canal Nickelodeon.

A partida transmitida pela NBC, no domingo de Wild Card, também estará disponível no serviço de streaming do canal, Peacock, como na rede Telemundo.

A mudança pra 14 equipes elegíveis aos playoffs significa dizer que 43,7% das equipes da NFL podem se qualificar à pós-temporada.

As alterações para a próxima temporada não devem parar por aí. Em reunião agendada para o mês de maio, discussões sobre adequações das regras do jogo também devem passar pela aprovação da liga.

(Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Oddsshark