Dolphins vencem e tiram bye week dos Patriots nos playoffs
Derrota força New England a jogar rodada de wild card pela primeira vez em dez anos
O inimaginável aconteceu. O Miami Dolphins visitou o New England Patriots e venceu por 27 a 24, neste domingo (29), pela semana 17 da NFL. Com o resultado e uma vitória do Kansas City Chiefs na rodada, os Patriots perderam a seed 2 na AFC e consequentemente, o direito de uma semana de folga na primeira rodada dos playoffs.
Será a primeira vez de New England no jogo de wild card desde a temporada 2009, há exatos dez anos. Com isso, o time de Bill Belichick estará em campo na próxima semana, novamente em casa, ficando com a seed 3 da Conferência Americana. Resta apenas a definição do adversário, que sai de Tennessee Titans, Pittsburgh Steelers ou Oakland Raiders.
WEEK 17 WINNERS.#FINSUP #FINSUP #FINSUP pic.twitter.com/uIlGCP5n4L
— Miami Dolphins (@MiamiDolphins) December 29, 2019
Sem mais pretensões na temporada, Miami entrou em campo apenas para estragar a vida do rival. E conseguiu. Muito graças a Ryan Fitzpatrick, que conseguiu um touchdown passando a bola e outro correndo com ela. O quarterback registrou 28 passes certos em 41 tentados, com 320 jardas.
DeVante Parker foi o principal alvo de “Fitzmagic”, com oito recepções e 137 jardas. O tight end Mile Gesicki, no entanto, é quem recebeu um passe para TD. Destaque também para o cornerback Eric Rowe, que interceptou um passe de Tom Brady e ainda retornou para a end zone.
Do lado dos Patriots, Brady teve mais uma atuação decepcionante para seus padrões: 221 jardas, 16/29 passes, 2 touchdowns e 1 interceptação. A equipe marcou TDs em passes para James White e Elandon Roberts (linebacker), além de uma corrida de Sony Michel (74 jardas, 18 carregadas).
O JOGO
O primeiro período foi morno e a única pontuação foi do Miami Dolphins, em field goal de Jason Sanders. No começo do segundo quarto, Tom Brady foi interceptado por Eric Rowe, em lance que virou pick six, abrindo 10 a 0 para os visitantes no Gillette Stadium.
Mas o New England Patriots reagiu nos drives seguintes. Primeiro em field goal de Nick Folk. Depois, enfim um touchdown, com Sony Michel correndo com a bola. Assim, o placar era de 10 a 10 no intervalo.
O equilíbrio do resultado se manteve no terceiro quarto e cada equipe marcou um touchdown. Primeiro Miami, em corrida de Ryan Fitzpatrick. Depois, New England numa jogada curiosa de passe de Brady para o defensor Elandon Roberts: 17 a 17.
Os Dolphins retomaram a liderança no quarto período, com field goal de Sanders. Na campanha seguinte, os Patriots viraram o jogo e tomaram a liderança pela primeira vez na tarde, numa conexão de Brady com James White.
Só que do outro lado ainda estava “Fitzmagic”. O quarterback comandou uma bela campanha final, que terminou em passe para Mike Gesicki marcar o TD da vitória. Os Patriots ainda tiveram 24 segundos para tentar pelo menos o empate, mas passaram longe disso.
Enquanto isso, com a vitória do Kansas City Chiefs sobre o Los Angeles Chargers, o New England Patriots amargava, além da derrota, a perda de uma importante semana de bye nos playoffs.
* Atualizado em 29 de dezembro de 2019, às 19h02