Darius Leonard afirma ter sido vítima de racismo em restaurante na Carolina do Sul
Linebacker dos Colts foi expulso por gerente de estabelecimento da rede Chipotle e exige mudanças concretas
Darius Leonard relatou mais um caso de racismo na noite desta quinta-feira (25). O linebacker do Indianapolis Colts foi expulso de um restaurante da franquia de comida mexicana Chipotle na Carolina do Sul sob a falsa acusação de ter insultado outro cliente.
O jogador, junto a um grupo de amigos, terminava a refeição quando foi abordado pelo gerente do estabelecimento. De acordo com Darius Leonard, o funcionário adotou uma postura agressiva, alegando que o grupo havia insultado outro cliente, e ameaçou chamar a polícia. Diante do ocorrido, o linebacker dos Colts foi obrigado a deixar o restaurante e relatou o episódio em uma publicação no Instagram.
“Ele veio com uma péssima atitude, perguntando se tínhamos algum problema. Então ficamos perdidos, tentando descobrir o que estava acontecendo. Ele disse que um homem branco reclamou que havia sido insultado, que estávamos falando mal dele. E basicamente era uma mentira. E nós fomos expulsos do Chipotle por causa disso. Ele disse que iriam chamar a polícia. É isso o que significa ser negro nos Estados Unidos neste momento”.
O CEO da marca Chipotle, Brian Niccol, emitiu um comunicado comentando o episódio e afirmou que o gerente envolvido já foi afastado.
“Estamos investigando o incidente envolvendo Darius Leonard em Florence, na Carolina do Sul. Temos uma política de tolerância zero contra qualquer tipo de discriminação e suspendemos nosso gerente enquanto conduzimos uma investigação detalhada. Conversei pessoalmente com Darius e estou comprometido a garantir que tomaremos as ações apropriadas quando concluirmos a investigação”.
Em entrevista concedida ao programa First Take, da ESPN, nesta sexta-feira (26), Darius Leonard confirmou ter conversado com Niccol, mas questionou as intenções do empresário e exigiu mudanças concretas por parte da Chipotle. O linebacker também questionou a possível repercussão do episódio caso não fosse um jogador da NFL.
“Conversei com o CEO na noite passada e disse a ele: ‘você não pode simplesmente se desculpar. Você está se desculpando porque foi obrigado’. Quero que você tome atitudes que não é obrigado a ter. Eu quero que você divulgue um comunicado, crie programas mostrando que estão dando um passo adiante. Não faça coisas apenas para aparecer publicamente – dissemos isso, demitimos o gerente. Demitir o gerente não resolverá tudo. O que vocês precisam fazer continuar a demonstrar que não são assim para a comunidade da diversidade. É isso o que espero que eles façam. Quero que eles deem um passo adiante e mudem ao invés de simplesmente pedirem desculpas”.
(Foto: Divulgação/Indianapolis Colts)