Cam Newton: ‘Eu não deveria ter jogado com lesão no ombro’
Newton explicou por que decidiu jogar apesar de lesão, mas sabe que tomou decisão errada
Cam Newton finalmente admitiu o que ficou claro e óbvio no final da temporada passada: ele não deveria ter entrado em campo. Lidando com uma lesão no ombro que, em última análise, necessitava de outra cirurgia, ficou evidente para a maioria das pessoas que Newton deveria ter sido poupado pelo Carolina Panthers.
Em uma entrevista com Peter King, para o Football Morning In America, Newton admitiu que provavelmente deveria ter ficado de fora de campo, mas ele queria provar que era um líder.
“Como quarterback nesta liga, você é unanimemente o líder, certo?”, começou Newton. “Nós precisávamos desse jogo. Eu senti como se quisesse dar ao meu time tudo que eu tinha, honestamente. Olhando para trás, provavelmente não era a coisa mais inteligente e eficiente a se fazer. Eu sei que dei tudo de mim dentro de campo, e se você me perguntasse se eu faria de novo, eu faria de novo, eu conheço o meu valor para essa equipe, sei o quanto esses caras acreditam em mim e o quanto eu acredito neles. Eu me dispus a fazer isso, e eu já vi outros caras fazendo a mesma coisa também”.
Os Panthers finalmente pouparam Newton nos dois últimos jogos da temporada, mas o dano já estava feito, tanto para a perspectiva da equipe quanto para o ombro do quarterback. O quarterback disse a King que sabe que terá que evoluir como jogador, assim como todo atleta que envelhece.
“Você pode olhar para qualquer tipo de jogador”, falou Newton. “Você pode olhar para trás em qualquer tipo de esporte e verá que quando um jogador envelhece, seu jogo tem que mudar. Lembro-me de ler e ver muitos vídeos sobre Michael Jordan, Kobe Bryant, Brett Favre e até mesmo Peyton Manning. Quando você envelhece, você tem que mudar certas coisas, meio que te mantém jovem, na verdade estou ansioso por isso. Eu aceito todo esse processo porque isso me faz sentir como um novato novamente. Aprendendo certas coisas, aprendendo novas mecânicas, focando nas pequenas nuances de jogar como quarterback e tentar dominá-las. Então, neste momento da minha carreira, não se trata de velocidade. Não se trata de lançar uma bola de 70 jardas. É sobre ser eficiente e ganhar jogos. ”
Mesmo admitindo que ele terá que evoluir, Cam Newton se irritou quando perguntando se o seu modo de jogar será completamente diferente após sua última cirurgia.
“Veja, ainda é especulação. Você sabe, no final das contas, Deus me deu coisas pelas quais eu sou grato… Agora, sendo mais velho, você olha diferente para as coisas. Para mim, não é que eu seja limitado para certas coisas, ou que eu não seja capaz de fazer certas coisas, são apenas outras maneiras de fazer isso. Eu não estou dizendo que não vou atropelar as pessoas. Não estou dizendo que não vou correr com a bola. Não estou dizendo que não vou lançar a bola. Estou em uma posição agora onde nada disso importa, apenas uma coisa, e é vencer jogos. Se isso exigir que eu faça todas essas coisas, estou disposto a fazê-las. E se isso não acontecer, ainda estou bem com isso.”, concluiu.
(Foto: Dustin Bradford/Getty Images)