Após comercial com Kaepernick, Nike quebra recordes em ações e nas redes sociais
Campanha com quarterback ex-Niners rede aumento na Bolsa de NY e de engajamento no Twitter, Instagram e Facebook
A polêmica campanha publicitária da Nike de comemoração de 30 anos do slogan “Just Do It,” com o ex-quarterback do San Francisco 49ers Colin Kaepernick, atraiu um aumento nos seguidores e curtidas do Instagram no Twitter e no Facebook da companhia norte-americana, o que deve se traduzir em vendas maiores, segundo um analista da empresa de investimentos e seRviços financeiros Wedbush Securities.
Desde o lançamento oficial da campanha (no dia 6 de setembro, durante a abertura da temporada da NFL), a Nike acrescentou mais de 170 mil seguidores em sua conta no Instagram, segundo Christopher Svezia, analista da consultoria Wedbush Securities, em nota de pesquisa divulgada nesta sexta-feira encomendada pela própria companhia de materiais esportivos.
“De fato, a administração (da Nike) conhece bem o consumidor americano e a campanha com Kaepernick é positiva para a marca e, provavelmente, para as vendas”, disse Svezia. As ações da Nike atingiram um recorde de US$ 83,90 na quinta-feira na Bolsa de Valores de Nova York. A Wedbush colocou uma meta de preço de 12 meses de US$ 90 por ação sobre as ações. Em 2018, a Nike registra um aumento de 33% em seu valor de mercado, que agora é de cerca de US$ 133 bilhões.
A campanha publicitária gerou “possivelmente recordes de likes dos americanos” nas mídias sociais, embora tenha havido uma onda de comentários anti-Nike, de acordo com a análise interna da campanha de marketing feita pela Welbush. Após a divulgação, as ações da fabricante caíram inicialmente, mas a companhia viu suas vendas aumentarem nos dias seguintes, além da recuperação do preço de suas ações, que chegaram a um pico na última quinta em Dow Jones.
O vídeo da campanha com Kaepernick é o segundo mais visto da conta da Nike no YouTube desde seu lançamento, perdendo apenas para a campanha para a Copa do Mundo de futebol deste ano.
Kaepernick não atua na NFL desde o fim da temporada de 2016, quando encerrou seu contrato com o San Francisco 49ers. Naquele ano, o jogador causou polêmica ao se ajoelhar durante as execuções do hino nacional dos EUA, por, segundo ele, “não se sentir representado por um país que mata sua população negra”. Em outubro do ano passado, o quarterback entrou com um processo contra a liga, alegando um boicote coletivo dos proprietários de franquias. O vídeo original da campanha da Nike no YouTube tem até o momento mais de 25 milhões de visualizações.
https://www.youtube.com/watch?v=Fq2CvmgoO7I
Foto: Instagram/Colin Kaepernick