05/04/2019 - 20h32

Zion Williamson é eleito o melhor jogador do basquete universitário pela AP

Jovem de 18 anos coroa ano brilhante com o título de melhor jogador da temporada e espera a chegada do Draft

O calouro sensação dos Duke Blue Devils Zion Williamson foi eleito nesta sexta-feira (05) pela imprensa especializada o jogador de basquete universitário masculino do ano. O calouro da universidade da Carolina do Norte ganhou a votação de forma esmagadora, não dando nem chance aos outros competidores.

Segundo Aaron Beard, da AP, agência responsável pela premiação. Williamson recebeu 59 dos 64 votos possíveis. Companheiro de equipe de Zion em Duke, RJ Barrett foi o segundo colocado com míseros dois votos, sendo o único outro jogador a receber mais de um voto.

De’Andre Hunter, de Virgínia, Ja Morant, de Murray State, e Cassius Winston, de Michigan State, conseguiram um voto cada um.

Williamson teve médias de 22,6 pontos, 8,9 rebotes, 2,1 assistências, 2,1 roubos de bola e 1,8 bloqueio durante sua eletrizante campanha de calouro em Duke. Ele arremessou para 68% de aproveitamento, incluindo 33,8% da linha de três pontos, mostrando evolução nos arremessos de longa distância ao longo da temporada.

O produto da Spartanburg Day School (Carolina do Sul) de 18 anos de idade produziu ainda inúmeros lances extraordinários ao longo do ano, graças à sua incomparável combinação de tamanho, poder e capacidade atlética no nível colegial.

A temporada de Duke chegou ao fim na derrota para a Michigan State de Winston no Elite Eight do March Madness. O ala, no entanto, fez sua parte na partida com 24 pontos e 14 rebotes na derrota por 68 a 67.

Mesmo com a derrota precoce, a temporada de Williamson pode ser considerada um sucesso, já que o menino que chegou à Duke sob uma quantidade incrível de hype e como um prospecto de 5 estrelas, mesmo assim conseguiu superar muitas vezes as expectativas colocadas sobre seu basquete, até quando perdeu jogos por conta de uma lesão no joelho.

“Eu estava confortável com isso porque você na verdade não tem muita escolha”, disse Zion Williamson à imprensa a respeito da atenção que recebeu. “Eu acho que se você tentar forçar isso de alguma maneira, isso vai acabar te incomodando… Minha mãe acabou de me dizer para ver isso e pensar como muitos garotos gostariam de estar no meu lugar, então se isso me incomoda, eu apenas penso sobre isso desta maneira. ”

A próxima parada de Zion será provavelmente o Draft da NBA, em que ele é o principal candidato a ser selecionado na primeira escolha geral.

Enquanto isso, o torneio da NCAA continua neste sábado com o Final Four (semifinais), com os duelos entre  Michigan State e Texas Tech e Virginia e Auburn. Os jogos acontecerão no U.S. Bank Stadium, em Minneapolis.

Foto: Twitter Duke Basketball

Oddsshark