UConn anuncia que está fora da temporada do College Football
Devido à pandemia do coronavírus, Huskies são primeira equipe da FBS fora da temporada da NCAA
A Universidade de Connecticut anunciou na manhã desta quarta-feira (05) que suspenderá a temporada de seu programa de futebol americano. A UConn é a primeira faculdade da FBS, principal divisão do esporte na NCAA, a tomar tal decisão devido à pandemia do coronavírus. Os Huskies jogariam de forma independente em 2020/2021, pois haviam entrado em acordo para deixar a conferência AAC em direção à Big East.
“Depois de receber orientação de autoridades estaduais e de saúde pública e consultar estudantes-atletas de futebol americano, decidimos que não competiremos nesta temporada”, disse o diretor de esportes, David Benedict. “Os desafios de segurança criados pela COVID-19 colocam nossos estudantes-atletas em um nível inaceitável de risco”.
O treinador da equipe, Randy Edsall, afirmou que os jogadores da equipe foram consultados antes da decisão ser tomada. “Ouvimos as preocupações dos nossos atletas e sentimos que esta é a melhor decisão visando a sua saúde, segurança e bem-estar”, disse em comunicado à imprensa. “Nossa equipe está unida nessa abordagem e usaremos esse tempo para promover o desenvolvimento do jogador dentro do programa e nos preparar para a temporada 2021”.
O anúncio da suspensão da temporada:
After receiving guidance from state and public health officials and consulting with football student-athletes, we've decided that @UConnFootball will not compete on the gridiron this season. https://t.co/R5dLlnFNo9
— UConn Huskies (@UConnHuskies) August 5, 2020
A saber, os jogadores seguirão matriculados como alunos mesmo sem atuar em partidas oficiais. A universidade garantiu, além disso, o acesso destes aos equipamentos esportivos do complexo. Desde o início do mês de julho, nenhum atleta foi diagnosticado com o coronavírus em UConn. “Sou favorável a essa decisão e sei que ela foi tomada em conjunto com e no melhor interesse de nossos estudantes-atletas”, disse Thomas Katsouleas, presidente da universidade.
Os próprios atletas emitiram um comunicado dizendo: “como equipe, apoiamos totalmente a decisão de não competir em 2020. Temos muitos problemas de saúde e pouco se sabe sobre os possíveis efeitos a longo prazo. Além disso, não tivemos o momento ideal para treinar mental e fisicamente para estarmos adequadamente preparados para competir. Adoramos esse jogo e gostamos de competir. Chegamos ao campus no início de julho, sabendo que haveria desafios apresentados pela pandemia, mas parece que agora esses desafios são impossíveis de serem superados “.
Equipe trocou de conferência
Uconn deixou oficialmente a AAC no dia 1º de julho. Com a saída, a faculdade deve pagar um valor total de US$ 17 milhões à sua antiga conferência até 2026. Os Huskies serão agora integrantes da Big East, levando todos os seus programas esportivos para a nova casa. Inclusive, a decisão de não atuar na atual temporada teve o crivo da Big East.
A última temporada foi desastrosa. O time conseguiu apenas duas vitórias, assim não alcançou a pós-temporada mais uma vez. Desde 2015 os Huskies não sabem o que é participar de um Bowl. Pior, UConn não tem uma campanha positiva desde 2010. O tempo sem atuar oficialmente precisará ser muito bem trabalhado numa reestruturação do programa.
Foto: Twitter / UConn