Michigan fecha com a Nike por mais de R$600 milhões
Novo contrato de material esportivo de Michigan é um dos maiores do país
A guerra para ter o maior patrocínio de material esportivo na NCAA segue a todo vapor. Desta vez, Michigan e Nike sacramentaram acordo no valor de US$ 173,8 milhões (aproximadamente R$612,7 milhões) distribuídos ao longo de 15 anos de contrato – o novo vínculo vai até 2027 a princípio, com opção da universidade em renovar até 2031.
A quantia paga pela marca será dividida em um depósito inicial de US$12 milhões – como uma espécie de ‘luvas’ – e mais US$78 milhões em pagamentos anuais, além de US$85 milhões em materiais esportivos (US$11,5 milhões por cada um dos 14 anos seguintes no total, se dividido igualmente). O acordo começa a valer a partir de 1º de agosto de 2016.
Quando começou a ser desenhado no ano passado e foi anunciado ainda em julho – na época, era o maior de todas as universidades públicas norte-americanas, já que as particulares não tem obrigação de detalhar valores de seus contratos. Porém, em outubro a própria Nike fechou com Texas contrato de US$250 milhões (R$881 mi) por 15 anos. E depois, em janeiro, a marca do swoosh bateu seu recorde assinando com Ohio State por US$252 milhões (R$888 mi) pelo mesmo período de tempo.
Os Wolverines antes eram patrocinados pela Adidas, maior rival da Nike, mas que recebe críticas quanto ao fornecimento de material das universidades com que tem acordo. Rumores do ano passado, inclusive, indicavam que a proposta da Nike era menor do que a da Adidas – e também que a da Under Armour. Mas Michigan decidiu aceitá-la ainda assim.
O próximo grande acordo que vem sendo aguardado pelo público do college football vem do Oeste. Com o fim do contrato com a Adidas, UCLA está negociando com a própria marca alemã, mas também com Nike e Under Armour – e esta última vem surgindo como favorita.
Seja quem for a vencedora, parece que os Bruins podem se tornar uma das universidades mais bem pagas entre as públicas no país. As especulações sugerem valores na casa de US$12 milhões por ano, superando até mesmo Michigan, embora fique abaixo de Texas e Ohio State. Recentemente, a Under Armour assinou com California por US$85 milhões em dez anos de contrato, seu maior acordo até hoje.
Com cada vez mais dinheiro envolvido no meio universitário, as universidades do chamado Power Five – grupo das conferências mais poderosas formado pelas conferências Pac-12, SEC, Big Ten, Big 12 e ACC – se distanciam ainda mais das outras. A questão dos direitos televisivos também vem influenciando nesse aspecto, o que pode fazer tudo levar a um novo realinhamento de conferências no futuro, já que emissoras que investem tão pesado no football querem ter sempre grandes jogos à disposição para transmitir. Enquanto isso, cada um tenta ficar com sua fração enquanto pode, ou então arrisca se ver enfraquecido e relegado a segundo plano em breve.
Foto: Divulgação/Nike