Com Trevor Lawrence e dois de Alabama, finalistas do Heisman são anunciados
Além de Lawrence, Mac Jones e DeVonta Smith, de Alabama e Kyle Trask, de Florida, concorrem ao principal prêmio individual do college em 2020
Os finalistas do troféu Heisman, maior premiação individual do college, foram anunciados nesta quinta-feira (24). O principal nome entre os concorrentes, sem dúvidas, é Trevor Lawrence, quarterback de Clemson altamente cotado para ser a primeira escolha geral do Draft da NFL em 2021.
Por sua vez, o Alabama Crimson Tide viu dois jogadores seus chegarem na lista final dos indicados, com o quarterback Mac Jones e o wide receiver DeVonta Smith recebendo a honra. Finalmente, o quarto indicado ao prêmio é Kyle Trask, QB de Florida. O troféu será entregue virtualmente no dia 5 de janeiro.
A grande estrela de Clemson é apenas o segundo jogador na história da equipe a se tornar um finalista do Heisman, juntando-se a Deshaun Watson (2015 e 2016). Ele provou o quão valioso é para os Tigers na vitória por 34-10 sobre o Notre Dame na disputa pelo título da ACC. Isto porque no primeiro jogo de Clemson contra Notre Dame, o QB ficou de fora e assistiu sua equipe ser derrotada em duas prorrogações enquanto se recuperava da infecção por coronavírus que havia contraído.
Em nove jogos nesta temporada, ‘Sunshine’ lançou para 2.753 jardas com 22 touchdowns e quatro interceptações, adicionando 211 jardas terrestres e mais sete touchdowns por solo.
O wide receiver DeVonta Smith, de Alabama, discutivelmente entre os principais prospectos da posição para o draft de 2021, cresceu de produção após a contusão de seu companheiro Jaylen Waddle e mostrou toda sua habilidade de realizar jogadas explosivas por todo o campo. Em 2020, Smith liderou todo o país com 98 recepções e 1.511 jardas recebidas, além de 17 touchdowns.
Smith espera se tornar o primeiro não-quarterback a vencer o Heisman desde o running back Derrick Henry, de Alabama, em 2015. O wide receiver mais recente a vencer o troféu foi Desmond Howard, de Michigan, em 1991.
Seu principal parceiro foi o quarterback Mac Jones, o outro indicado do Crimson Tide para o Heisman. Na temporada passada, ele começou quatro jogos depois que Tua Tagovailoa se machucou e teve um desempenho deslumbrante no Citrus Bowl contra o Michigan Wolverines.
Ao todo, como titular em 2020, Jones lançou para 3.739 jardas e 32 touchdowns, com apenas quatro interceptações, liderando Alabama aos playoffs do College Football.
Finalizando a lista, Trask teve uma das melhores temporadas da história de Florida, e isso é algo grande, considerando que três vencedores de Heisman jogaram como quarterback lá. Em 11 jogos, Trask quebrou o recorde dos Gators com 43 passes para touchdown (o que também lhe coloca como líder de toda a nação no quesito). Trask também estabeleceu um recorde escolar com 4.125 jardas aéreas, incluindo cinco jogos com no mínimo 400 jardas.
Também foram anunciados na quinta-feira os outros jogadores que terminaram entre os 10 primeiros na votação de Heisman. São eles: 5º, Najee Harris, running back de Alabama; 6º Breece Hall, running back de Iowa State; 7º Justin Fields, quarterback de Ohio State; 8º Zach Wilson, quarterback de BYU; 9º Ian Book, quarterback de Notre Dame; 10º Kyle Pitts, tight end de Florida.
(Foto: Reprodução Twitter/Heisman Trophy)