Atletas poderão voltar a NCAA, mesmo declarados para o draft
Medida visa auxiliar jogadores que não conseguirem ser draftados e ainda tiverem elegibilidade para a NCAA
O Comitê de Supervisão de Basquete da NCAA tomou uma decisão que pode beneficiar diversos alunos-atletas: quem ainda tiver elegibilidade, poderá retornar a universidade para atuar, mesmo depois de se declarar para o draft da NBA. Se a proposta for mesmo implementada, passaria a valer em janeiro de 2016. A informação é de Andy Katz, da ESPN.
O sistema atual funciona da seguinte forma: o jogador que se declara para o draft, automaticamente abre mão de sua condição de aluno-atleta, mesmo que futuramente retire seu nome da seleção. A mudança proposta consiste que quem se declarar, poderá participar do processo de combine em maio e ao fim dos testes, observar suas chances de entrar na liga. Caso sinta que não será escolhido ou que não será draftado em uma posição satisfatória, este poderá retornar para sua equipe na NCAA. Uma importante informação é que não será ainda permitido que os jogadores assinem com agentes até a decisão final sobre o retorno ou não a faculdade.
“Este é um assunto positivo para os alunos-atletas que almejam o sonho de ser profissional”, disse o vice presidente do Comitê, Dan Gavitt. “Isso daria novas perspectivas aos jogadores e suas famílias, tendo mais tempo para uma decisão tão importante. Outro fator, é que alguns poderiam retornar para mais um ano na universidade”, finalizou.