Zion Williamson tem cláusula de extensão assinada com os Pelicans para se manter no peso
Zion sofreu muitas lesões em quatro anos na NBA e teve apenas 85 jogos completos
Zion Williamson completou 22 anos e assinou um contrato de extensão máxima com o New Orleans Pelicans pelas próximas seis temporadas. O acordo será de US$ 193 milhões em cinco anos com a possibilidade de chegar a US$ 231 milhões no último ano. Porém, a primeira escolha do Draft de 2019 tem tido problemas para se manter saudável ao longo da sua curta carreira. Sendo assim, o novo acordo tem uma cláusula relacionada ao peso do jogador.
De acordo com Chistian Clark, do Nola.com, o contrato estipula que Williamson terá pesagens periódicas onde, durante todo o seu novo contrato, seu peso e porcentagem de gordura corporal devem estar abaixo de 133kg. Caso não seja cumprida, a quantidade de dinheiro garantida em seu contrato pode ser reduzida. Além disso, poderá receber mais, caso seja nomeado All-NBA, MVP ou defensor do ano na próxima temporada.
No momento, Zion Williamson está com 102kg e 1,98m. O peso da jovem estrela tem sido um dos grandes problemas dos Pelicans nos últimos anos, especialmente considerando lesões na parte inferior do corpo que limitaram seu condicionamento e tempo de quadra. Em seu ano de calouro ele fez apenas 24 partidas por conta de um rompimento na lateral do menisco do joelho direito. Porém, em seu segundo ano, ele teve uma temporada de superestrela com médias de 27 pontos e um aproveitamento de 61,1% de arremessos de quadra. Mas na temporada seguida, ele perdeu todo o campeonato com uma fratura no quinto metatarso do pé direito, apesar de ter tido momentos que foi cogitado seu retorno. Mas mesmo assim, os Pelicans foram para os playoffs e fizeram uma série dura de primeira rodada contra o Phoenix Suns, melhor equipe daquele ano.
Em outubro de 2021, uma matéria do Bleacher Report revelou que, em determinado momento, Williamson chegou a estar pesando 136kg, o que preocupou a comissão técnica de New Orleans. Um executivo da Conferência Oeste disse: “Estas são as lesões com as quais você deve se preocupar mais, uma lesão no pé para um cara com problemas de peso notáveis”.
Para melhorar seu condicionamento físico, Zion tem treinado com Jasper Bibbs, um personal trainer que passou cinco anos com o Utah Jazz, e Christian Green, um aluno da Dillard University, que é um chefe de cozinha particular.
“Estou o deixando em ótima forma”, disse Green, em entrevista no início deste mês. “Meu garoto disse que quer o MVP este ano. Eu vejo isso. Acredito nisso. Acredito que Zion será o rosto da NBA quando LeBron James se aposentar. Basta deixá-lo em forma. Ele está ótimo agora. Mas assim que a temporada começar, ele estará ainda mais saudável.”
Os Pelicans esperam que com um Zion Williamson saudável e motivado no elenco permitirá a equipe em tentar uma campanha que possa levar uma grata ida aos playoffs assim como na última temporada.
“Foi um ano difícil”, disse Williamson, depois de assinar sua extensão no dia 6 deste mês. “Para os Pelicans darem para mim esse presente aniversário, eu não os deixarei decepcionados. Não decepcionarei a minha família, nem esta cidade (New Orleans). E mais importante, eu não me deixarei na mão”.
Em quatro anos na liga, Zion tem médias de 25,7 pontos, sete rebotes e 3,2 assistências com aproveitamento acima de 60% nos chutes de quadra, 60,4%.
Foto: NBA.com/Divulgação