Wes Unseld, lendário jogador e treinador de Washington, morre aos 74 anos
Membro do Hall da fama conquistou título da NBA pelo Washington Bullets e foi treinador e gerente geral da franquia
Faleceu nesta segunda-feira (1), aos 74 anos, Wes Unseld, jogador e treinador do Washington Bullets. O membro do hall da fama do basquete estava com problemas de saúde desde 2018 e acabou não resistindo. O Washington Wizards, atual nome dos Bullets, anunciou nesta terça-feira (2), através de comunicado, que o ex-pivô e campeão da NBA veio a óbito.
Unseld foi a segunda escolha geral no Draft de 1968 e ao lado de Wilt Chamberlain, é o único jogador da história a conquistar os prêmios de MVP e de Calouro do Ano no mesmo campeonato. Chamberlain conseguiu a façanha na temporada 1959-60 e Wes em 1968-69, feito que não foi repetido desde então. Ele também foi nomeado MVP das finais em 1978, quando Washington venceu seu último título da NBA.
Statement from the family of Wes Unseld.
Rest easy, Wes ♥️ pic.twitter.com/NwEtuofgG9
— Washington Wizards (@WashWizards) June 2, 2020
Além de jogador dos Bullets, atuou como treinador da franquia de 1988 a 1994 e em seguida assumiu o cargo de gerente geral, onde permaneceu até 1996. Por fim, foi nomeado gerente de operações e estava no cargo quando a equipe mudou de nome e passou a se chamar Washington Wizards, em 1997.
Unseld foi introduzido ao Hall da Fama do Basquete em 1988, e suas camisas nº 41 e 31, dos Bullets e de Louisville respectivamente, foram ambas aposentadas.
O comissário Adam Silver prestou homenagens ao lendário ex-jogador. “Wes Unseld foi um dos jogadores mais importantes de sua época. Um MVP da NBA e um membro do Hall da Fama, Wes elevou o jogo dominando os fundamentos. Sua motivação competitiva e abordagem altruísta fizeram dele um companheiro de equipe amado, um oponente respeitado e uma pedra angular da franquia do Washington Wizards”, disse através de comunicado.
O também pivô Kevin Love, do Cleveland Cavaliers, foi outro a prestar homenagens. O pai de Love, Stan, foi companheiro de equipe de Unseld e o nome do meio de Love, Wesley, é uma homenagem a Unseld.
(Foto: Divulgação/Washington Wizards)