Tyronn Lue pretende utilizar formação triângulo com os Clippers
Técnico da equipe usará Kawhi Leonard da mesma forma que Michael Jordan e Kobe Bryant
O técnico do Los Angeles Clippers Tyronn Lue disse neste domingo (20) que pretende utilizar a formação triângulo com a equipe. O novo comandante da franquia da Califórnia usará Kawhi Leonard da mesma forma que Michael Jordan e Kobe Bryant no auge do esquema de Phil Jackson.
Em entrevista para Ohm Youngmisuk, da ESPN americana, Lue quer usar a formação que chegou a fazer parte em sua época de Los Angeles Lakers com o técnico Phil Jackson, e dará oportunidades para que Kawhi possa atuar da mesma forma que Jordan e Kobe participavam nos elencos de Jackson nos Bulls e nos Lakers.
“Fizemos dois ou três sets do triângulo e deixamos Kawhi jogar nos espaços onde Kobe e Jordan também jogavam. Ele adora esses dois jogadores. Ele realmente respeita e admira esses caras, então estamos apenas tentando colocá-lo em posições para ter sucesso. Pude jogar com os dois, mas também joguei no triângulo, então estou apenas tentando ensinar isso a ele”.
Lue chegou para substituir Doc Rivers como head coach dos Clippers após a eliminação da franquia pelo Denver Nuggets por 4 a 3, após estar vencendo por 3 a 1 a semifinal de conferência. O objetivo do novo comandante é aperfeiçoar o jogo de média distância de Kawhi e do restante do elenco, já que ele vê esse tipo de jogada uma “perda de tempo” nos tempos atuais. “Acho que é uma arte perdida. Acredito firmemente em ‘por que não trabalhar no que as equipes estão abrindo mão?’ Toda equipe está largando nos arremessos de média distância, e por que não continuar a trabalhar nas jogadas que as equipes estão desistindo”.
“Quando você vê, mesmo em situações de final de jogo no quarto período, os arremessos de média distância são os que ganham os jogos. Esses são os arremessos que você vai conseguir nos playoffs também, por isso é ótimo ter Lou Williams, Kawhi, PG, e agora Luke Kennard que também pode fazer aquela tomada de média distância e, se você fizer em um grande ponto da partida, é tão bom quanto uma bola de três para mim”, completou o head coach, que subiu de assistente técnico para técnico principal na equipe de Los Angeles.
Lue disputou 11 temporadas como jogador na NBA após ter sido escolhido pelo Denver Nuggets na 23ª posição do Draft de 1998 e trocado na mesma noite para os Lakers, e terá seu quinto ano como head coach após ter sido o técnico principal do Cleveland Cavaliers entre 2016 e 2018, tendo trabalhos anteriores como assistente técnico e HC associado nos Clippers e nos Celtics.
Como atleta, o ex-armador passou, além da equipe 17 vezes campeã, pelos Wizards (onde jogou com Jordan), Magic, Rockets, Hawks, Mavericks e Bucks, e teve médias de 8,5 pontos, 1,7 rebote e 3,1 assistências em 22,7 minutos disputados em 554 partidas. Como técnico, comandou os Cavs em 272 partidas, e teve um aproveitamento de 62,1% de aproveitamento (169 vitórias e 103 derrotas).
Em sua carreira como jogador e técnico, o ex-camisa 10 por sete equipes diferentes conquistou três campeonatos da NBA, sendo dois como atleta e um como comandante, e foi eleito o técnico da Conferência Leste de novembro da temporada 2016-17.
Foto: Reprodução Facebook/Cleveland Cavaliers