Toronto Raptors e Houston Rockets jogarão partidas de pré-temporada no Japão
Objetivo dos jogos é aumentar alcance da NBA no país que possui uma das maiores economias do mundo
A NBA e a empresa Rakuten anunciaram nesta segunda-feira (04) que o Japão sediará dois jogos da pré-temporada de 2019, tendo Toronto Raptors e Houston Rockets como atrações principais. O “NBA Japan Games 2019” acontecerá na Saitama Super Arena nos dias 8 e 10 de outubro deste ano.
O evento marca o retorno da principal liga de basquete do mundo ao Japão depois de 16 anos. Entre 1990 e 2003, a NBA organizou 12 partidas no país, sediadas em Tóquio, Yokohama e na própria cidade de Saitama. O duelo entre Utah Jazz e Phoenix Suns, disputado no dia 2 de novembro de 1990, ficou marcado como o primeiro jogo de uma grande liga esportiva dos EUA disputado fora da América do Norte. Segundo Adam Silver, comissário da NBA, o objetivo do momento é expandir o alcance da liga no país.
“Levar os jogos da pré-temporada da NBA para o Japão ajudará a acelerar o crescimento do basquete em um país que possui uma cultura esportiva próspera e uma das maiores economias do mundo”, disse Adam. O comissário ainda falou sobre a organização do evento. “Com base em nossa longa história no Japão, temos o prazer de fazer parceria com Mickey [Mikitani, CEO da Rakuten] e sua equipe na Rakuten para compartilhar a autêntica experiência de jogo ao vivo com a crescente base de fãs japoneses da NBA”.
A Rakuten anunciou parceria com a NBA em 2017 e tornou-se responsável pelo marketing global da liga, além de atuar na distribuição exclusiva dos jogos no Japão. A gigante da tecnologia oferece serviços como vídeo sob demanda, em que os telespectadores japoneses possuem acesso exclusivo dos jogos da temporada 2018-19 da NBA através de seu serviço de assinatura, além da Rakuten NBA Special, em que podem desfrutar dos conteúdos exclusivos da liga.
A NBA estabeleceu uma enorme presença internacional nos últimos anos através da distribuição de jogos e da venda de produtos licenciados, no entanto, a imagem e a participação de seus principais jogadores nos eventos ao redor do mundo ainda produzem um efeito muito positivo. “A Rakuten está comprometida com sua missão de capacitar as pessoas e a sociedade através da inovação. Nossa parceria com a NBA é motivada pelo poder que os esportes têm para mover os indivíduos e a sociedade como um todo”, disse Mickey Mikitani, CEO da empresa.
Além dos dois jogos, a liga e os parceiros do “NBA Japan Games” conduzirão atividades e eventos interativos para os fãs japoneses, como o NBA Cares, em que jogadores como James Harden, Chris Paul e Kawhi Leonard, astros das duas equipes, ajudam a promover o esporte em comunidades locais.
Por Brian Alan
(Foto: Reprodução Twitter/Houston Rockets)