‘The Last Dance’ vence Emmy para melhor produção não-ficcional
O documentário que conta a história do Chicago Bulls de Michael Jordan venceu o prêmio neste sábado (19)
A série de 10 episódios “The Last Dance”, produzida pela ESPN e pela Netflix, foi a vencedora do Emmy 2020 para melhor documentário ou produção não-ficcional do ano de 2020, em anúncio feito neste sábado (19). A estreia estava marcada para o mês de junho, mas a empolgação dos torcedores nas redes sociais e o hiato causado pela pandemia do coronavírus levou que a série fosse lançada em abril.
“The Last Dance”, ou “Arremesso Final” em português, foi um documentário dirigido por Jason Heir e fala da história do Chicago Bulls desde a chegada de Michael Jordan ao time nos anos 80 até ao título conquistado em 1998. Os primeiros dois episódios contaram com média de 6,1 milhões de espectadores, tornando-se o documentário mais visto na história da ESPN.
Esta série conta com entrevistas e imagens inéditas desses anos e, principalmente, do último campeonato conseguido por Michael Jordan pelos Bulls, em 1998. O nome foi inspirado por Phil Jackson, técnico do time, que descreveu dessa forma a última campanha que contou com Jordan, Dennis Rodman e Scottie Pippen.
Os documentários “American Masters”, “Hillary”, “McMillion$” e “Tiger King: Murder, Mayhem and Madness” foram os outros nomeados para o prêmio, mas “The Last Dance” foi tão aclamado pelos críticos, pelos fãs e por outros jogadores de basquete do mundo inteiro, que acabou por vencer o prêmio mais importante da televisão.
Texto de Andreia Araújo
(Foto: Brian Bahr/Allsport/ Getty Images)