Stephen Jackson lamenta morte de George Floyd e diz que eles eram melhores amigos
Ex-atleta da NBA se mostrou arrasado com morte do melhor amigo por policiais em Minneapolis
O caso George Floyd está causando comoção em diversas pessoas ao redor do mundo. Muitos estão se manifestando por conta de como ocorreu sua morte em Minneapolis, nesta semana. Protestos estão tomando conta dos Estados Unidos mesmo em época de pandemia. E um dos mais atingidos com essa notícia foi Stephen Jackson. O ex-jogador de Indiana Pacers, San Antonio Spurs e outras equipes revelou ser próximo de Floyd e estar destruído com o acontecido.
Em entrevista ao programa Today, da NBC, Jackson revelou que é comum pessoas lhe enviarem vídeos de negros sofrendo violência policial. Ele busca estar sempre envolvido protestando contra esse problema. Porém, tudo mudou quando ele percebeu que era seu melhor amigo passando por essa situação.
“Isso me destruiu. Eu não sou o mesmo depois de ver aquele vídeo. Eu pulei, gritei, assustei minha filha e quase quebrei minha mão batendo nas coisas. Fiquei muito mal”, declarou o ex-atleta.
Ele diz que recebeu o vídeo de sua sogra. De primeira, pensou que não fosse algum conhecido seu. Porém, começou a receber muitas mensagens em seu celular e finalmente percebeu a situação. “Eu pensei que era algum outro vídeo que ela tinha me mandado, de algum negro sofrendo com a polícia. Então comecei a receber muitas mensagens e percebi que era ele”, ressaltou.
Stephen Jackson conheceu Floyd no Texas, na época em que ele jogava em San Antonio. Eles eram tão próximos que se chamavam de “Twins”, que significa gêmeos, na tradução literal. “Ser um atleta profissional atrai muita gente. Pessoas que querem abusar de você. Mas ele não era assim. Nos conhecemos e passamos a sempre sair juntos. Toda vez que eu voltava para o Texas, minha primeira parada era pra ver ele”, destacou.
Várias pessoas estão se posicionando sobre o assunto. LeBron James, conhecido por também apoiar essas causas, publicou em seu Instagram uma foto repudiando o ato dos policiais.
Outro nome a se posicionar foi Michael Porter Jr. O jogador do Denver Nuggets, porém, pediu para as pessoas rezarem também para os policiais. E isso causou revolta em Stephen Jackson. O ex-atleta foi ao Instagram e atacou diretamente o jogador dos Nuggets, destacando que ele era um privilegiado e que deveria ficar calado.
Porter Jr. está sendo muito criticado nos Estados Unidos por conta de seu posicionamento. Jackson foi apenas um de centenas de pessoas que enviaram mensagens diretamente para ele o criticando por sua fala.
O FBI já está envolvido no caso e a polícia de Minneapolis está colaborando com o que está ao seu alcance. Os protestos nos EUA estão aumentando e a pressão para a resolução do caso é gigante. Porém, atos de violência foram registrados em uma das manifestações que ocorriam por conta da morte de George Floyd. E Stephen Jackson disse que a violência não seria algo que orgulharia Floyd.
“Ele estaria feliz vendo as pessoas lutarem por ele. Mas esse não é o jeito que ele gostaria que elas agissem. Ele ia querer todos juntos lutando por justiça. Mas sem violência. Ele é um cara que ia contra a violência”, finalizou Jackson.
Foto: Reprodução Twitter/Stephen Jackson