Minnesota aproveitou desfalques adversários, liderou do primeiro ao último minuto e interrompeu sequência de três vitórias dos líderes do Oeste
O Minnesota Timberwolves (29-27) recebeu o Denver Nuggets (37-17) (ou ao menos o que sobrou dos Nuggets) neste domingo (5), no Target Center, e aproveitou os desfalques para vencer por 128 a 98. Os líderes da Conferência Oeste não contaram com quatro titulares na partida. Nikola Jokic (lesão muscular), Jamal Murray (poupado), Aaron Gordon (retornando de lesão no tornozelo) e Kentavious Caldwell-Pope (tornozelo direito) foram os desfalques.
Os Wolves ainda não tiveram o retorno de Karl-Anthony Towns, listado como questionável para a partida, mas, agressiva como de costume, a defesa foi fundamental para o triunfo. Os donos da casa forçaram 21 turnovers dos Nuggets, convertidos em 32 pontos.
Vivendo boa fase na temporada, D’Angelo Russell conseguiu um double double, com 18 pontos e dez assistências. Anthony Edwards anotou 20 pontos, enquanto Rudy Gobert marcou 16 tentos e coletou oito rebotes. Jaylen Nowell (16), Jaden McDaniels (14) e Matt Ryan (dez) também alcançaram dois dígitos em pontuação.
Já pelos Nuggets, Michael Porter Jr. foi o cestinha do jogo, com 22 pontos, mas apenas 20% de aproveitamento na bola tripla. O calouro Christian Braun anotou 19 pontos e cinco rebotes, e Bruce Brown contribuiu com 16 pontos e sete assistências.
O JOGO
Nos primeiros minutos, o ritmo das duas equipes era lento. Russell foi quem começou melhor, sempre envolvido nas posses ofensivas dos Wolves. Do outro lado, como esperado, Porter Jr. tinha o maior volume no ataque, e definia a maioria das jogadas.
Depois de uma bela bola tripla na transição, Russell já somava 13 pontos e duas assistências, números que traduziam sua atuação ofensiva até o momento. Os bancários dos Nuggets até entraram bem na partida, mas, quando Minnesota começou a conseguir forçar turnovers, a vantagem começou a disparar. No fim do primeiro quarto, era de 32 a 21 a favor dos mandantes.
O segundo quarto começou da mesma forma que terminou o anterior. Denver cometeu erros já nas duas primeiras posses, cedendo pontos fáceis aos adversários. Com a defesa funcionando e Gobert dominando o garrafão, os Timberwolves, rapidamente, estenderam a liderança.
Sem contar com seus principais pensadores de jogadas, os Nuggets, naturalmente, enfrentavam dificuldades na criação. Aos poucos, Anthony Edwards foi aparecendo pro jogo, e, com bom aproveitamento nas transições, Minnesota seguia imparável. A dupla Braun e Brown era quem mais se esforçava para devolver os visitantes ao jogo, mas a desvantagem no intervalo já era significativa: 63 a 43.
Porter Jr. voltou quente dos vestiários, com cinco pontos seguidos, e as equipes passaram a trocar cestas. Ryan apareceu bem para o jogo, com arremessos importantes do perímetro. Depois de duas bolas seguidas de três pontos, Denver ameaçou encostar no placar, mas os mandantes esfriaram a reação e, com um stepback de Edwards, confirmaram a vantagem de 23 pontos, suficiente para garantir a vitória no quarto final.
PRÓXIMOS JOGOS
As duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira (7), desta vez em Denver, às 23h (horário de Brasília).
(Foto: Reprodução Twitter/Minnesota Timberwolves)