San Antonio Spurs retoma a liderança jogando em casa
Equipe do Texas volta a jogar como um time e vê as coisas ficarem mais fáceis pela finais do Oeste
O placar de ontem – 117 a 89 para a equipe do San Antonio Spurs contra Oklahoma City Tunder – mostrou toda a intensidade mudando de lado, saindo de OKC e voando direto para San Antonio. Com a vitória, o time texano abre 3-2 a na série melhor de 5 da final do Oeste da NBA.
O jogo dos Spurs foi muito forte e de grande brilho dos jogadores, dando prioridade para aquilo que os consolidou como uma das grandes franquias da NBA, o jogo coletivo.
No 1º quarto do jogo Gregg Popovich já deu sinais de mudanças de ares nos Spurs, escalando Matt Bonner no lugar do brasileiro Tiago Splitter. Porém, o equilíbrio do jogo se manteve e uma cesta de três pontos de Dany Green a seis segundos do fim do quarto empatou a partida naquele momento, dando sinais de equilíbrio e de uma possível prorrogação para os mais fanáticos por basquetebol.
Mas, no segundo quarto de jogo, o percentual de acertos da equipe de OKC começou a diminuir e a equipe passou a depender mais ainda de seus astros, Russel Westbrook e Kevin Durant. San Antonio, com excelentes trocas de passes e grande rotação dos jogadores de quadra, foi aos vestiários vencendo e com dez pontos de vantagem (65-55).
No terceiro quarto de jogo, com Serge Ibaka anulado pela equipe de San Antonio e ainda sentindo sua grave recente lesão na panturrilha, a dupla do Westbrook-Durant passou a ser mais sobrecarregada e os pontos da equipe vinham só de ambos. Já os Spurs contaram com grandes atuações de seus jogadores: tiveram no jogo 22 pontos de Tim Duncan, 19 de Manu Ginobili e incríveis 12 pontos e 5 assistências de Boris Diaw até então. Com isso, a diferença dobrou, chegando em vinte pontos (94-74).
Com um percentual de acertos dos arremessos de quadra muito alto dos Spurs, a equipe de OKC se abateu e parecia não conseguir executar mais suas jogadas. Os arremessos de quadra eram cada vez mais precipitados e errados, o que aumentava o barulho das arquibancadas. Até que, já a sete minutos do fim do jogo, com apenas dois pontos convertidos no período pelo Oklahoma City Thunder, os técnicos decidiram colocar seus jogadores reservas, o que não foi um problema para o San Antonio Spurs durante o jogo (55 pontos de jogadores do banco) e só fez aumentar a vantagem e sacramentar a vitória do time texano.
Mesmo com a derrota e a aparente volta do basquetebol coletivo dos Spurs, Kevin Durant (25 pontos) e Russel Westbrook (21 pontos) ainda mostram a força do Thunder nessa temporada, o que pode motivar os outros jogadores, que tiveram uma fraca atuação ontem, a se reerguerem para o próximo jogo, que acontece sábado, às 21:30 (horário de Brasília), em Oklahoma City, e mostrarem que nada está decidido, forçando a sétima partida neste playoff do Oeste.