Reunião sinaliza possibilidade de patrocínio em camisas na NBA
Representantes da liga se reuniram durante o All-Star Weekend para discutir o assunto e a ideia ganha força dentro da liga
O marketing esportivo move muito dinheiro usando a marca de equipes famosas para alavancar a divulgação de empresas e produtos. No entanto, a maioria das franquias de ligas americanas e marcas mundialmente conhecidas, que crescem em um país economicamente desenvolvido, não se utilizam da venda de espaço publicitário nos uniformes dos times.
Entre as grandes competições dos EUA, a Major League Soccer (MLS), liga americana de futebol, é a única que já aderiu à tendência mundial de exposição de patrocínios no uniforme das equipes.
O simples ato de adicionar uma logomarca às camisas de um time pode render milhões e isso tem atraído os donos de franquias da NBA, que visam o lucro desse tipo de negócio, já que alguns tomam contas das equipes esportivas mais valiosas do mundo.
Representantes da liga supostamente se reuniram no último domingo, durante o All-Star Weekend, para discutir a proposta de venda de um espaço de 6,35 cm x 6,35 cm na parte superior esquerda da camisa, próximo ao ombro.
A reunião aconteceu apenas para uma discussão preliminar, e não deverá haver qualquer votação oficial até o encontro do Conselho de Governadores de abril, mas há um interesse significativo na ideia.
Um gesto que indica a possibilidade do aparecimento de uniformes com anunciantes em um futuro próximo, foi a logomarca da Kia nos uniformes do All-Star Game 2016, que se localizava justamente no espaço que se propôs tornar disponível na reunião durante o fim de semana.
O Los Angeles Lakers e algumas outras equipes se opõem à ideia, mas, em uma possível votação, seriam necessários apenas 2/3 dos votos em posição favorável para que o projeto fosse aprovado.
Adam Silver, comissário da NBA, acredita que a adição de anúncios às camisas se trata de algo “inevitável” e é apenas uma questão de como a receita seria dividido equitativamente entre os times e jogadores.
Em 2011, uma estimativa produzida por Silver previa que a venda de espaço publicitário em uniformes traria US$ 100 milhões por ano em receitas.
(Foto: Reprodução Facebook)