22/04/2019 - 08h06

Portland Trail Blazers vence OKC Thunder e fica a uma vitória da classificação

Após primeiro tempo equilibrado, Blazers controlam ritmo após o intervalo para ficar a uma vitória da classificação

Em uma das séries mais equilibradas da primeira rodada dos playoffs da NBA, o Portland Trail Blazers venceu fora de casa o Oklahoma City Thunder por 111 a 98, neste domingo (21) e está a uma vitória de se classificar as semifinais da Conferência Oeste. Já o Thunder precisa vencer três jogos seguidos para não ser eliminado.

Os destaques individuais dos Blazers no jogo foram os armadores C.J McCollum (27 pontos, cinco bolas de três e dois tocos) e Damian Lillard (24 pontos e oito assistências), os alas Al-Farouq Aminu (19 pontos e nove rebotes) e Maurice Harkless (duplo-duplo com 15 pontos e dez rebotes, além de três tocos), além do pivô Enes Kanter (oito pontos e dez rebotes).

Já pelo lado do Thunder, os destaques foram os alas Paul George (cestinha do jogo com 32 pontos e dez rebotes, além de seis assistências) e Jerami Grant (11 pontos e nove rebotes), além dos armadores Dennis Schroder (17 pontos) e Russell Westbrook (14 pontos, nove rebotes e sete assistências.

As duas equipes tiveram desempenho semelhante nas bolas de três, convertendo 15 arremessos e tendo aproveitamento de 42,9% (Blazers) e 37,5% (Thunder). Já no garrafão a vantagem foi toda de Portland, vencendo o duelo nos rebotes (59 a 55, sendo oito a seis nos ofensivos) e nos pontos na área pintada (36 a 22).

O jogo

O primeiro quarto foi equilibrado, com nenhuma das equipe abrindo mais de duas posses de bola. Os Blazers só assumiram a liderança dentro dos três minutos finais, após jogada de dois pontos e falta de Aminu. O Thunder conseguiu deixar o duelo em apenas dois pontos de diferença, quando Nerlens Noel acertou arremesso antes do estouro do cronômetro.

O equilíbrio continuou no segundo quarto. A maior vantagem na parcial foi obtida pelo Thunder em sete pontos, após duas cestas seguidas de Westbrook com dois minutos restantes. Mas uma sequência de 11 pontos deixou Portland novamente na liderança, quatro pontos acima antes do intervalo.

A defesa dos Blazers apareceu no terceiro quarto, cedendo apenas 22 pontos ao Thunder. Do outro lado da quadra, Lillard carregou o ataque da equipe com 15 pontos, deixando Portland 11 pontos acima no marcador antes da última parcial.

O Thunder buscou se manter vivo no duelo, contando com 23 pontos da dupla George e Schroder na última parcial. A equipe ficou atrás durante todo o período, mas conseguiu reduzir sua desvantagem para sete pontos dentro dos dois últimos minutos. Só que os Blazers fizeram quatro pontos em sequência e retomaram a vantagem de dois dígitos, fechando a porta do duelo para garantir uma importante vitória.

A série

Com a vitória dos Blazers, o Thunder se vê obrigado a vencer todos os próximos três jogos para conseguir sua classificação. O próximo duelo é nesta terça-feira (24), em Portland. Em caso de vitória de Oklahoma City a série retorna para a Chesapeake Energy Arena nesta quinta-feira (26), viajando, se necessário, novamente para o Oregon no próximo sábado (28).

Portland Trail Blazers (#3) 3-1 Oklahoma City Thunder (#6)

JOGO 1: 14/4, Thunder 99 @ 104 Blazers – em Portland
JOGO 2: 16/4, Thunder 94 @ 114 Blazers – em Portland
JOGO 3: 19/4, Blazers 108 @ 120 Thunder – em Oklahoma City
JOGO 4: 21/4, Blazers 111 @ 98 Thunder – em Oklahoma City
JOGO 5: 23/4, (horário a definir) – Thunder @ Blazers – em Portland*
JOGO 6: 25/4, (horário a definir) – Blazers @ Thunder – em Oklahoma City*
JOGO 7: 27/4, (horário a definir) – Thunder @ Blazers – em Portland*

*Jogos só acontecem se necessário.
Obs.: Todos os horários são de Brasília

Fotos: Twitter Portland Trail Blazers – Divulgação

Oddsshark