Portland Trail Blazers vence Indiana Pacers fora de casa com ótima atuação dos reservas
Em noite pouco inspirada da dupla Lillard e McCollum, banco dos Blazers anota 54 pontos e garante a vitória dos visitantes
O Portland Trail Blazers foi até Indiana nesta segunda-feira (29) para fechar a pequena turnê pela conferência leste. Após vencer o Orlando Magic e perder para o Miami Heat, a equipe comandada por Terry Stotts bateu os Pacers por 103 a 93.
Com desempenho abaixo da média da dupla Damian Lillard e C.J. McCollum, o banco teve papel fundamental na vitória, responsável por 54 pontos na noite. Do lado do Indiana Pacers, o fraco aproveitamento nos arremessos foi fundamental na derrota.
O primeiro quarto foi um show de erros. Os donos da casa terminaram o período com 27% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Já os visitantes tiveram seis turnovers, que resultaram em oito dos 16 pontos dos Pacers até o momento. Os principais jogadores da partida também estavam muito abaixo do esperado. Victor Oladipo e Damian Lillard não pontuaram.
O segundo quarto foi o melhor momento dos Pacers no jogo. Thaddeus Young, com 13 pontos, era o cestinha da equipe, que fazia boa parte de seus pontos no garrafão. Oladipo, com apenas quatro pontos no primeiro tempo, compensava a ausência de pontos com assistências (6). Já Lillard não conseguia contribuir de forma alguma. Em 16 minutos em quadra, o armador anotou dois pontos (16,7% de aproveitamento) e deu apenas uma assistência. Quem mantinha os Trail Blazers dentro do jogo era o banco. Dos 45 pontos no primeiro tempo, 26 vieram dos reservas.
No segundo tempo as equipes continuaram muito próximas. Os Pacers não conseguiram abrir uma diferença maior que oito pontos, e o banco não pôde administrar a vantagem. Com o cronômetro marcando três minutos para o fim do terceiro quarto, os Blazers recuperaram a dianteira para não soltar mais. Damian Lillard, com 50% de aproveitamento nos arremessos, anotou nove pontos no quarto. O período terminou em 71 a 69 para Portland.
No último quarto, o banco dos visitantes contribuiu muito para manter a vantagem sempre ao seu favor. Com quatro reservas marcando 10 ou mais pontos, a segunda unidade foi mais efetiva que os titulares. Enquanto Lillard (-13) e McCollum (-7) tiveram plus/minus (saldo de pontos quando o jogador está em quadra) negativos, alguns reservas tiveram +20. Com 17 pontos, o ala-pivô Zach Collins bateu seu recorde de pontos na carreira.
C.J. McCollum e Zach Collins foram os cestinhas de Portland com 17 pontos cada. Damian Lillard, com 16, ficou logo atrás. O segundanista Caleb Swanigan, com 11 pontos e 10 rebotes, anotou seu primeiro duplo-duplo na carreira. Além de Zach e Caleb, Evan Turner (13) e Nik Stauskas (10) foram os outros reservas com mais de 10 pontos no jogo.
Victor Oladipo, apesar do início lento, quase terminou com um triplo-duplo (21 pontos, nove rebotes e sete assistências). Com 13 pontos no último quarto, o astro do time manteve a esperança na virada até os minutos finais. Darren Collison (17 pontos e seis assistências), Thaddeus Young (16 pontos) e Myles Turner (10 pontos e nove rebotes) também tiveram destaque.
O Portland Trail Blazers volta a quadra já nesta terça-feira (30) contra o Houston Rockets, no Texas. Já o Indiana Pacers vai até Nova York para enfrentar os Knicks na próxima quarta-feira (31), jogo que será transmitido pela ESPN no Brasil, às 21h (horário de Brasília).
(Foto: Reprodução/ Twitter Portland Trail Blazers)