07/04/2019 - 04h41

Paul Pierce diz que foi melhor jogador que Dwyane Wade

Perguntado se teria sido melhor que Wade, Paul Pierce responde rápido: 'Essa é fácil'

CHARLOTTE, NORTH CAROLINA - FEBRUARY 17: Dwyane Wade #3 of the Miami Heat reacts as they take on Team Giannis in the second quarter during the NBA All-Star game as part of the 2019 NBA All-Star Weekend at Spectrum Center on February 17, 2019 in Charlotte, North CarolinaDwyane Wade está muito próximo de se aposentar. O jogador de 37 anos vem fazendo a sua temporada de despedida da NBA. Enquanto muitos celebram a última “dança” de um dos grandes jogadores em atividade, o ex-jogador Paul Pierce comentou o legado que Wade vai deixar, mas acabou polemizando. Perguntado quem teria sido melhor, Pierce foi enfático: “Essa é fácil, fui eu”, disse no NBA Countdown.

Pierce argumentou que se ele tivesse os mesmos companheiros de equipe em seu auge como Wade teve Shaquille O’Neal e LeBron James, ele “estaria sentado em cinco ou seis campeonatos, fácil”.

Este argumento foi para explicar a vantagem que Wade tem em número de títulos, três a um neste placar. Porém, Pierce também jogou com companheiros memoráveis que o ajudaram a conquistar o título em 2008. Naquele ano “The Truth” tinha a companhia de Kevin Garnett, Ray Allen e Rajon Rondo.

Enquanto Pierce tentou colocar a vantagem de Wade no número de títulos na conta dos companheiros com os quais cada um jogou, ele esqueceu que além disso, o ídolo do Heat tem vantagem também nos números individuais. Pierce encerrou sua carreira com médias de 19,7 pontos, 5,6 rebotes, 3,5 assistências, 1,3 roubada de bola e 0,6 toco em 19 temporadas; Wade (que está a três jogos do fim da sua última temporada regular) tem médias de 22 pontos, 4,7 rebotes, 5,4 assistências, 1,5 roubada de bola e 0,8 toco em 16 temporadas. Entre as cinco principais estatísticas, Pierce só leva vantagem nos rebotes, em todas as demais Wade tem números superiores.

BOSTON, MA - APRIL 28: Paul Pierce #34 of the Boston Celtics celebrates after making a shot at the end of the second quarter against the New York Knicks during Game Four of the Eastern Conference Quarterfinals of the 2013 NBA Playoffs on April 28, 2013 at TD Garden in Boston, MassachusettsOutro detalhe importante é que mesmo jogando menos temporadas, Dwyane Wade tem mais indicações individuais para o All-Star Game (13 a 10), mais indicações para All-NBA (oito a quatro) e mais indicações para All-Defensive (três a zero). Wade também ganhou alguns prêmios que Paul Pierce não conseguiu, como uma eleição de MVP do All-Star Game em 2010 (Pierce estava neste All-Star Game) e o título de cestinha da liga em 2008-09. O principal prêmio individual de Pierce é um MVP das finais em 2008, prêmio que Wade também ganhou em 2006.

O fato de Wade ter ganho um título ao lado de Shaq e dois ao lado de LeBron, não desmerece tudo que o lendário camisa 3 do Miami Heat fez. Ao analisar a história dele em relação a Pierce na liga, talvez “The Truth” tenha razão em dizer que é fácil responder quem foi melhor, mas não tenha razão em afirmar que foi ele.

(Fotos: Streeter Lecka e Jared Wickerham/Getty Images)

Oddsshark