Nuggets evitam varrida dos Warriors em grande noite de Jokic
Denver toma susto, após Golden State recuperar diferença de 17 pontos, mas decide jogo no último minuto e vence Warriors
Neste domingo (24), o Denver Nuggets venceu o Golden State Warriors por 126 a 121 na Ball Arena, em Denver. Assim, a equipe do Colorado evita a varrida pelos adversários, deixando a série em 3 a 1. Infelizmente para Mike Malone, ele ainda não conta com Jamal Murray ou Michael Porter Jr. para tentar avançar nos playoffs. A situação de ambos os atletas é levada no dia-a-dia, com Porter Jr. até fazendo arremessos no pré-jogo, mas não entrando em quadra.
Na partida, o destaque dos Warriors foi Stephen Curry mais uma vez saindo do banco. O astro anotou 33 pontos, oito assistências e quatro roubos de bola. Klay Thompson teve 32 pontos, quatro rebotes e dois roubos de bola. Além deles, Draymond Green teve um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, com seis assistências e dois roubos de bola.
Pelos donos da casa, Nikola Jokic teve mais uma grande partida. O candidato a MVP marcou 37 pontos, oito rebotes e seis assistências. O armador Monte Morris teve 24 pontos e cinco assistências, e Aaron Gordon contribuiu com 21 pontos, seis rebotes e dois tocos.
O JOGO
A partida começou com Golden State apresentando intensidade dos dois lados da quadra, tanto que Draymond Green e Aaron Gordon se estranharam no primeiro minuto. Consequentemente, os dois receberam faltas técnicas. Desde o início, os visitantes estabeleceram alto volume do perímetro, marcando três consecutivas, criando uma vantagem de seis pontos.
Do outro lado, Denver produzia um jogo no garrafão, pelas mãos de Gordon e Jokic. Depois disso, os Warriors ficaram sem pontuar por mais de três minutos, forçando chutes de três de cometendo faltas. Com isso, Jokic passou a dominar o jogo, aproveitando vantagens em cima da marcação. Assim, ele mostrou versatilidade do perímetro, marcando 18 pontos no quarto.
Naquele momento, os donos da casa construíram uma vantagem de seis pontos. Com os visitantes ficando outros três minutos sem pontuar devido a erros de Curry e Andre Iguodala. Entretanto, eles voltaram a marcar no último minuto, mas Denver não diminuiu sua frequência ofensiva. Assim, o período inicial terminou em 26 a 21 para os Nuggets.
O quarto seguinte continuou o momento dos mandantes, com Jeff Green marcando em uma jogada de três pontos. Com isso, Denver fez oito pontos não respondidos, aumentando a liderança para 13. Já os Warriors não pontuaram pelos primeiros dois minutos do período, especialmente por conta de turnovers. Isto até que Jordan Poole acertou bandeja. Mas ainda nesta primeira meta, Bones Hyland anotou três bolas da longa distância em um minuto, forçando Steve Kerr a pedir tempo para arrumar os erros de defesa.
Após isso, os Warriors passaram a movimentar a bola mais no ataque, tentando recriar o ritmo do começo da partida. Com o retorno de Jokic à quadra, ele tentou reorganizar os Nuggets, que estavam forçando arremessos. Como Golden State estava com novos ajustes, a equipe passou a receber mais contribuições de seus coadjuvantes, como Andre Wiggins e Jonathan Kuminga.
Entretanto, a defesa ainda estava errando, levando aos adversários muitas vezes na linha do lance livre. Com Hyland marcando em bandeja faltando 12 segundos, as equipes foram para os vestiários com o placar do primeiro tempo em 63 a 52 para Denver.
Na volta à quadra, Klay Thompson estava com a mão quente. O astro marcou os sete primeiros pontos do time. Mas Monte Morris acertou duas de três para retomar a vantagem aos duplos dígitos. Com isso, ambas as equipes retornaram com alto volume do perímetro, principalmente Golden State, que cortou a diferença pela metade com Thompson e Poole.
Por Denver, Morris continuou com sua eficiência ofensiva, chegando a dez no quarto. Com Curry e Green cuidando da parte ofensiva dos visitantes, eles começaram a receber mais faltas, também explorando as trocas de marcação para pontuar do perímetro. Assim, no último minuto, Jokic e Curry trocaram lances livres para deixar a vantagem em 98 a 89 para Denver.
O período final começou com Jeff Green enterrando para os mandantes, mas Curry e Thompson passaram a acertar da longa distância. Enquanto os Nuggets tentando estabelecer um jogo no interior com DeMarcus Cousins, os Warriors movimentavam mais a posse, procurando o melhor arremesso. Assim, os visitantes assumiram empataram o jogo com um lance livre de Curry.
Clutch. https://t.co/2fU1bxBOIq pic.twitter.com/EJVkkci2dO
— Golden State Warriors (@warriors) April 24, 2022
Depois disso, o próprio armador deixou Golden State na frente com chuva de média distância, assumindo a frente pela primeira vez desde o quarto inicial. Mas Jokic deixou tudo igual novamente faltando um minuto. Com tentativas erradas de Thompson e Wiggins, Monte Morris fez um floater para deixar os mandantes na frente. Na cobrança de lateral de Otto Porter Jr., a bola foi roubada, e após passe de Jokic, Will Barton fez a cesta de três na lateral, foi o ponto final. Assim, o confronto terminou em 126 a 121 para Denver conquistar sua primeira vitória na série.
The dime, the dagger, the win🙌 pic.twitter.com/F2ipvkkPfD
— x – Denver Nuggets (@nuggets) April 24, 2022
PRÓXIMO JOGO
Agora, a séria volta para São Francisco, com mais uma chance para Golden State fechar a série no jogo 5, que acontece nesta quarta-feira (27).
Foto: Reprodução Twitter/Denver Nuggets