Nowitzki nos Celtics? Alemão era o favorito da franquia no Draft de 1998, afirma Pitino
Celtics acabaram selecionando Paul Pierce com a décima escolha daquele ano; Nowitzki foi a nona escolha geral
O Draft da NBA sempre conta com histórias marcantes. Uma escolha no recrutamento tem o poder de mudar o rumo de uma franquia, para o bem ou para o mal. Em 1998, o Boston Celtics tinha a décima escolha geral do Draft e com ela selecionaram Paul Pierce, campeão em 2008 com a equipe e uma das maiores lendas da história da franquia. Porém, a história poderia ter sido completamente diferente.
Rick Pitino, técnico de Boston na época, afirmou em uma entrevista ao jornalista Chris Mannix, da Sports Illustrated, que o seu jogador preferido naquele recrutamento era Dirk Nowitzki. Ele chegou a dizer diretamente a Nowitzki para não participar do combine do Draft e chamou Red Auerbach, técnico de longa data e figura histórica dos Celtics, para ajudar a fechar o acordo.
“Fui para casa pensando que tínhamos o nosso cara”, disse Pitino.
Mas os planos do ex-técnico foram frustrados pelo Milwaukee Bucks, que escolheram Nowitzki na nona escolha geral, uma à frente dos Celtics, antes de trocá-lo para Dallas, fazendo Pitino ficar sem opções.
Foi então que surgiu a possibilidade de selecionar Pierce. O “The Truth” havia sido projetado para sair nas primeiras escolhas, mas seguia caindo no Draft e estava disponível na décima posição. “Estávamos com pressa”, relatou, Pitino. “Eu não tinha feito meu dever de casa sobre Paul.”
O treinador ainda chegou a oferecer a Pierce a possibilidade de ser negociado para outro time, mas o ala disse a ele que queria permanecer na franquia que o escolheu.
Pierce disse que usou o fato de ter caído no recrutamento e a falta de convicção dos Celtics em seu talento como motivação extra. “Isso me empurrou para outra nível”, disse o futuro Hall da Fama. “Joguei com mais raiva. Isso me motivou todos os dias. Todos os dias.”
No final das contas. Podemos dizer que tudo se encaixou perfeitamente para todos os lados. Ambos os jogadores tiveram carreiras parecidas e se consagraram como grandes nomes do esporte e de suas respectivas franquias. Pierce se tornou uma lenda em Boston, conquistando o título em 2008, recebendo o prêmio de MVP das Finais e sendo eleito All-Star em dez das 15 temporadas atuando pelos Celtics. Nowitzki conquistou a glória máxima da NBA em 2011 com os Mavericks, também sendo premiado como o melhor jogador das Finais. O alemão foi figurinha carimbada no jogo das estrelas em 14 oportunidades das 21 temporadas em sua longa carreira em Dallas. Ele ainda foi eleito MVP da liga em 2006-07, título esse que faltou na galeria de Pierce.
(Foto: Jared Wickerham/Getty Images)