No sufoco, Bucks confirmam favoritismo e abrem 1 a 0 na série diante dos Bulls
Em partida marcada pelas atuações defensivas, primeiro quarto avassalador ajudou a garantir a vitória de Milwaukee
O Milwaukee Bucks precisou suar a camisa para bater o Chicago Bulls no primeiro jogo da série neste domingo (17). Jogando no Fiserv Forum, no Wisconsin, os atuais campeões fizeram o dever de casa e, diante de 17.717 espectadores, venceram pelo placar de 93 a 86.
Apesar da temporada positiva dos Bulls, a expectativa era de um embate menos sofrido a Milwaukee. Expectativa essa que parecia se confirmar no primeiro quarto, quando a equipe permitiu apenas 21 pontos de Chicago. A partir do segundo tempo, no entanto, os visitantes conseguiram equilibrar o duelo, que foi decidido apenas nos minutos finais do último quarto.
Um fator que não surpreendeu a ninguém foi, mais uma vez, a atuação de Giannis Antetokounmpo. O grego foi o cestinha da partida, com 27 pontos. Conquistou também um double-double, com 16 rebotes. Khris Middleton teve noite apagada, anotando apenas 11 pontos. O desempenho foi compensado por Brook Lopez, que terminou com 18 pontos, sendo decisivo em momentos cruciais do jogo. Jrue Holiday contribuiu com 15, além de seis rebotes e seis assistências.
Pelo lado dos Bulls, o principal destaque foi o pivô Nikola Vučević, com 24 pontos, 17 rebotes e dois tocos. DeMar DeRozan e Zach LaVine terminaram a partida com estatísticas semelhantes. Ambos anotaram 18 pontos, com LaVine coletando ainda dez rebotes, enquanto DeRozan conseguiu oito, distribuindo também seis assistências. O ponto negativo foi o aproveitamento de arremessos da dupla. Cada um converteu seis bolas, em um total, somado, de 44 arremessos.
Giannis playoff mode activated.
27 PTS | 16 REB | 3 AST | 2 BLK pic.twitter.com/xrQjPPHdXh
— Milwaukee Bucks (@Bucks) April 18, 2022
O JOGO
O primeiro quarto foi dominado, do início ao fim, por Milwaukee. Empurrados pela torcida, os comandados de Mike Budenholzer abriram 9 a 0 logo nos primeiros minutos. Marcado de perto por Patrick Williams, Giannis deu seu cartão de visita com uma bela bandeja e sua única bola de três convertida no jogo.
Chicago errava muitos arremessos, e sofria na transição defensiva, tendo dificuldades em frear o ímpeto ofensivo de Giannis. Em seis minutos de jogo, o ala-pivô já havia pegado sete rebotes. No ataque dos Bulls, DeRozan já dava sinais de que teria uma noite difícil, especialmente por conta da marcação de Jrue Holiday, excelente defensor.
Com 18 a 5 no placar, os visitantes pareciam não ter respostas para o ataque adversário, que continuava punindo o garrafão com facilidade. Além de Giannis, Lopez também produzia bem, terminando o quarto com 11 pontos. Como de costume, Bobby Portis veio do banco carregado de energia, e também conseguia seus pontos. Ao final dos primeiros doze minutos, a vantagem dos Bucks estava em 34 a 21.
No segundo quarto, a sorte de Chicago parecia começar a mudar. DeRozan aproveitou alguns momentos de descanso de Holiday e começou a capitalizar em sua especialidade, a bola de meia-distância. Chegando a dez pontos, o ala ajudou a equipe a emplacar uma sequência de 11 a 4, cortando a desvantagem para nove pontos.
Do outro lado, Giannis continuava em ritmo acelerado. Faltando oito minutos para o término do período, o grego já havia conseguido seu double-double, com 13 pontos e 11 rebotes. Os rebotes ofensivos, inclusive, eram a principal virtude dos donos da casa no confronto, gerando diversos pontos de segunda chance.
Com o jogo se encaminhando para o intervalo, os ataques diminuíram a produtividade, e os Bulls se aproveitaram dos momentos em que Antetokounmpo ia para o banco. Com uma bola de três de LaVine, que era marcado pelo veterano Wesley Matthews, a equipe conseguiu cortar a diferença para sete pontos. No final do quarto, o placar era de 51 a 43.
Na volta dos vestiários, o confronto esquentou de vez. Os Bucks cometeram diversos turnovers, forçados principalmente por Alex Caruso. Mesmo sem contribuir tanto no ataque, o ex-jogador dos Lakers foi a alma da defesa vermelha. Tanto com steals, quanto com desvios de bola e cavando faltas de ataque, Caruso foi o principal responsável por devolver Chicago ao jogo.
Giannis sofria muitas faltas e ia com frequência à linha de lances livres. Com um aproveitamento ruim, no entanto, via os adversários encostarem cada vez mais no placar. Quando o craque foi para o banco, os Bulls aproveitaram para tomar a dianteira pela primeira vez na noite. Vucevic anotou cinco pontos seguidos para empatar o jogo em 64 a 64, e após diversos erros de arremesso, de ambos os lados, o reserva Coby White converteu uma bola de três para virar o jogo.
A alegria da franquia de Illinois durou apenas até a volta de Giannis para quadra. O grego chamou novamente a responsabilidade e devolveu a liderança para os mandantes.
As equipes voltaram para o quarto decisivo com o placar de 74 a 71 para os Bucks. O período foi, novamente, de dominância das defesas. Os erros de arremesso continuavam constantes, e a marcação apertada de ambos os lados dificultavam a movimentação de bola dos ataques.
Para piorar, estrelas dos dois times se envolveram em problemas de faltas. Nos primeiros minutos do quarto, LaVine cometeu falta em disputa com Bobby Portis. Foi a quinta do armador, e o treinador Billy Donovan optou por tirá-lo de quadra. Pouco tempo depois, Caruso cavou uma falta de ataque de Giannis. Também com cinco, foi mais um a deixar a quadra por alguns minutos.
Com o jogo se encaminhando para o fim, Milwaukee sustentava com dificuldades uma vantagem curta. Com Giannis no banco, o experiente Lopez apareceu para resolver o duelo. Primeiro, em um belo and-one, onde sofreu falta de Vucevic. Pouco depois, Holiday converteu um arremesso de meia distância e a vantagem ficou em cinco pontos.
BIG. BROOK. BUCKET. 😤 pic.twitter.com/mf7clbkm4n
— Milwaukee Bucks (@Bucks) April 18, 2022
Já nos dois minutos finais, Brook Lopez conseguiu mais uma cesta decisiva. Os Bucks lideravam por um ponto, e o pivô acertou um belo floater, também sofrendo falta, dessa vez de Patrick Williams. O erro no lance-livre ainda deu esperanças para os Bulls, que tiveram três chances de, pelo menos, empatar a partida. No entanto, Vucevic, DeRozan e LaVine erraram os arremessos, e a vitória ficou com os donos da casa.
Ring 'em up!! 🔥 pic.twitter.com/EmeKEohbh9
— Milwaukee Bucks (@Bucks) April 18, 2022
PRÓXIMA PARTIDA
O jogo 2 acontece nesta quarta-feira (20), às 22h30 (horário de Brasília), também em Milwaukee.
Foto: Reprodução Twitter/Milwaukee Bucks