29/10/2019 - 00h58

No reencontro de Westbrook com Thunder, Harden brilha e Rockets vencem no Texas

Harden anotou 40 pontos e foi líder na vitória sobre o Thunder; Westbrook ficou a um rebote do triplo-duplo e de outro recorde

Segunda-feira, 28 de outubro de 2019. Certamente, a noite desta segunda-feira ficará guardado nas páginas de histórias da NBA marcado como o dia do primeiro reencontro de Russell Westbrook com o Oklahoma City Thunder. Nesta primeira vez, melhor para o Houston Rockets, que aproveitou o fator casa e venceu por 116 a 112.

O armador atuou por 35 minutos e fez 21 pontos, distribuiu nove assistências e apanhou 12 rebotes. Tamanho foi o impacto positivo de Russ em quadra que ‘Brodie’ teve o melhor plus-minus do jogo (+19).

A noite também marcou mais um recorde para Westbrook: o jogador entrou para o top 20 de mais assistências na história da NBA. Russell, se tivesse feito mais um passe para cesta, teria quebrado mais uma marca: seria o primeiro jogador da liga a ter triplo-duplo contra as 30 franquias da liga.

Mais números da partida

James Harden foi o líder e cestinha nessa vitória. ‘The Beard’ anotou a maior marca da temporada (40 pontos) e deu sete assistências. Detalhe que o ala-armador arremessou 22 lances livres e converteu incríveis 21 (aproveitamento de 95,5%).

PJ Tucker foi fundamental em diversos momentos do duelo e ajudou, e muito, com 17 pontos e nove rebotes. Clint Capela com 15 pontos e sete rebotes também teve papel importante. Entre os bancários, Eric Gordon fez 10 pontos e Austin Rivers fez os outros quatro pontos do banco inteiro texano.

No lado do OKC, Chris Paul encontrou pela primeira vez os Rockets e teve 15 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola. O veterano foi homenageado pela franquia em um vídeo (ver abaixo). Shai Gilgeous-Aleander mais uma vez foi o cestinha do Thunder com 22 pontos, além de nove rebotes e quatro assistências. Danilo Gallinari fez 17 pontos.

O banco de reservas dos visitantes foi muito mais produtivo: Dennis Schroder fez 22 pontos, Nerlens Noel 15 e Hamidou Diallo nove.

Como foi o confronto

Um primeiro quarto que assustou os donos da casa, que eram favoritos para o jogo, mas que sofreram bastante com a forte defesa dos visitantes. Aliado a isso, muitas bolas de longa distância e no fim das contas OKC fez 35 a 22 logo nos primeiros 12 minutos.

No segundo período, os comandados de Billy Donovan mantiveram o ritmo e, apesar de alguns momentos inconstantes, conseguiu estabelecer a diferença no placar na casa dos dois dígitos.

No terceiro período os momentos ruins foram muito maiores a defesa dos Rockets trabalhou muito bem no perímetro e no garrafão. Com Harden e Westbrook entrando no duelo, os texanos venceram por 21 pontos de diferença o quarto e foram para o fim com o jogo ‘nas mãos’.

Os últimos 12 minutos foram tensos até o fim, mas a frieza e a experiência dos jogadores de Houston pesaram e a equipe conquistou mais uma vitória na temporada, a segunda seguida. Já Oklahoma perdeu a terceira e ostenta apenas a 13ª posição na Conferência Oeste.

Próximos compromissos

Os Rockets jogam novamente nesta quarta-feira (30), contra o Washington Wizards (1-2), na capital norte-americana. O duelo será às 21h, horário de Brasília. O Thunder também atua na quarta, e recebe o Portland Trail Blazers (2-2), às 22h.

Confira os melhores momentos desse jogão entre Rockets e Thunder:

Oddsshark