NBA tenta ajudar basquete brasileiro a crescer se juntando a LNB
LNB e NBA fecham parceria para desenvolver o basquete no Brasil
Ontem foi um dia memorável para o basquete brasileiro. Esta quinta-feira, 11 de dezembro de 2014, vai ficar marcada na história dos esportes no Brasil. Em evento no Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista, a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou uma parceria com a NBA (National Basketball Association), liga norte-americana presente em mais de 200 países e em 47 idiomas. Esta comandará a parte comercial e de marketing da LNB. O motivo é simples: desenvolver o basquete no país.
Com mais de 60 anos, a NBA tem muito o que ensinar à LNB, que completa em 2014 sete anos de existência. Nem precisa falar muito para concluir que esse foi um excelente negócio para a liga brasileira e o basquete no país. “Chegou a hora de darmos um passo bastante significativo para o avanço da nossa liga”, disse Cássio Roque, presidente da LNB, liga que organiza o campeonato NBB.
Roque ainda completa: “Era inimaginável pensar em algo como isso na criação da LNB, em 2008. Uma parceria desse nível pode gerar muita coisa positiva e queremos aproveitar tudo o que a NBA pode nos oferecer, seja na questão do entretenimento ou na gestão de negócios”.
Já o gerente de comunicação e marketing da LNB, Guilherme Buso, diz que essa parceria não tem nenhum ponto negativo e só tende a acrescentar ao esporte no país. “A NBA tem o knowhow deles aliado a nós que temos a organização do basquete internamente, assim conseguiremos fortalecer o produto NBB. Naturalmente com um produto forte, com campeonato de qualidade, você vai ter disposição maior e parceiros novos”.
O melhor técnico da temporada passada do Novo Basquete Brasil (NBB), Gustavo De Conti, também ficou animado com esse anúncio. “Acho que é uma carimbada de sucesso, pois a NBA é um sucesso. Espero que as regras da liga norte-americana sejam colocadas para o NBB também. A coisa organizada passa credibilidade para torcedor, parceiro e novos patrocínios podem surgir”, pontuou.
A parceria será de longo prazo e ainda por tempo indeterminado. Mas, por que o Brasil? “O basquete é um dos esportes mais populares e que mais vem crescendo no país. Vamos estar perto dos apaixonados pelo basquete, conquistar novos fãs e ajudar não só no crescimento, mas também no desenvolvimento da modalidade”, disse Arnon De Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil.
Isso acontece um ano depois da NBA incluir o Brasil no calendário do Global Games e menos de três meses depois do Flamengo, time campeão da última temporada do NBB, ter participado de três jogos da pré-temporada da liga norte-americana. O time brasileiro enfrentou o Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzilies. Perdeu todos, mas valeu a experiência. Foi a primeira vez que um time brasileiro jogou na NBA.