NBA Power Ranking 2021/2022 The Playoffs: mês 5
O topo do ranking ficou mais uma vez com o Phoenix Suns, que agora tem a melhor campanha isolada da liga com sobras
Chegou a hora da quinta edição do Power Ranking da temporada 2021-2022 da NBA aqui no The Playoffs, avaliando todas as franquias da liga. Faltando poucos jogos para o fim da temporada, vamos decifrar quem vai chegar mais forte para os playoffs e quem já está longe dessa disputa.
O topo do ranking ficou mais uma vez com o Phoenix Suns, que agora tem a melhor campanha isolada da liga com sobras. O os outros dois integrantes do top 3 também são os mesmos do último ranking: Memphis Grizzlies e Miami Heat.
Outros destaques positivos são Celtics em 5º e Mavs em 7º. Entre os destaques negativos temos os Bulls saindo do top 10 e os Lakers em 20º.
Antes de apresentar toda a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.
(Foto: Christian Petersen/Getty Images)
COMO FUNCIONA
A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Pedro Moreira, Piero Fiorelli e Renan Dourado. Os cinco dão notas para as equipes levando em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida recente (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.
POWER RANKING NBA 2021/2022 – MÊS 5
#1 Phoenix Suns (posição anterior: #1)
O Phoenix Suns segue com sobras como a melhor campanha da liga, o melhor net rating, a terceira melhor defesa e o quarto melhor ataque da NBA. Mesmo com a ausência de Chris Paul, que deve voltar apenas para os playoffs, o time do Arizona segue dominante e agora com um Devin Booker ainda mais protagonista, com médias de 28 pontos, 7,8 assistências e 52% de aproveitamento de quadra desde a lesão do armador do time.
Campanha: 58-14
#2 Memphis Grizzlies (posição anterior: #2)
E o Memphis Grizzlies segue embalado, mantendo a segunda melhor campanha da NBA e o segundo lugar do nosso ranking. O time é uma máquina de forçar turnovers, consegue ter uma defesa que pressiona muito e conta com um Ja Morant imparável correndo a quadra. Os Grizzlies vão chegar fortes para os playoffs.
Campanha: 49-23
#3 Miami Heat (posição anterior: #3)
O Heat é um time “encardido” de se enfrentar. Pace lento, defesa forte e jogadores que conseguem desequilibrar ofensivamente. Um detalhe interessante é que a equipe está liderando a liga em aproveitamento da linha dos três pontos, mesmo não estando nem no top 10 em volume de arremessos.
Campanha: 47-24
#4 Milwaukee Bucks (posição anterior: #7)
Giannis Antetokounmpo está mais uma vez colocando números impressionantes e liderando os atuais campeões. O grego vem de 5 jogos consecutivos com mais de 30 pontos e 39 duplos-duplos na temporada. Os Bucks podem até não empolgar por enquanto, mas os sinais já estão claros de que eles estão crescendo no momento certo.
Campanha: 44-27
#5 Boston Celtics (posição anterior: #6)
Melhor defesa em 2022, o time comandado por Ime Udoka talvez seja o que melhor está jogando basquete no momento. O jogo de trocas defensivas, muita pressão na bola e agressividade está dando resultado e no ataque, Jayson Tatum está vivendo a melhor versão da sua vida. Olho em Boston.
Campanha: 44-28
#6 Philadelphia 76ers (posição anterior: #8)
Os Sixers ainda estão aprendendo a jogar com James Harden, mas é inegável que a dupla dele com Joel Embiid já é uma das mais difíceis de serem defendidas, principalmente por serem duas forças dominantes e que conseguem definir jogos a partir do volume e aproveitamento de lances livres.
Campanha: 43-27
#7 Dallas Mavericks (posição anterior: #11)
Dallas é um caso parecido com o dos Celtics. É um time que conseguiu revolucionar o seu jogo a partir de uma defesa sensacional, o que é curioso pois os Mavs não contam com defensores de elite como os Celtas. Mesmo assim eles mudaram a identidade e um tal de Luka Doncic decide tudo para eles no ataque. O esloveno só não estará na discussão pelo prêmio de MVP porque começou a temporada mais ou menos, mas o nível recente é assustador.
Campanha: 43-28
#8 Golden State Warriors (posição anterior: #7)
Quando Draymond Green volta e os Warriors sonham em recuperar o melhor basquete, vem o banho de água fria, com Steph Curry fora por tempo indeterminado por uma lesão no tornozelo. É um time que segue muito bom, mas deve perder o folego pela briga pelo segundo lugar do Oeste, se contentando em manter o mando de quadra e recuperar as suas estrelas para os playoffs.
Campanha: 47-24
#9 Utah Jazz (posição anterior: #9)
O ataque funciona como música, principalmente pela capacidade criativa de seus armadores, os inúmeros arremessadores e os bloqueios de Rudy Gobert. A defesa vive de altos e baixos e o time não está tão dominante como nos anos anteriores, mas por enquanto é o suficiente para permanecer no top 4 do Oeste, mas com os Mavs já no retrovisor.
Campanha: 45-26
#10 Denver Nuggets (posição anterior: #13)
Os Nuggets aguardam ansiosamente pela volta de Michael Porter Jr e Jamal Murray e enquanto isso, mesmo com um elenco fragilizado, seguem com boa campanha graças ao absurdo Nikola Jokic, que no momento é o favorito ao prêmio de MVP. Além dos números tradicionais, o sérvio lidera em todas as métricas de estatísticas avançadas, que apontam nele o jogador de maior impacto na liga atualmente.
Campanha: 42-30
#11 Minnesota Timberwolves (posição anterior: #14)
Está aí um time muito legal de acompanhar. Os Wolves estão vivendo um momento mágico na temporada, com 9 vitórias nos últimos 10 jogos e com atuações memoráveis de Karl-Anthony Towns, incluindo um jogo de 60 pontos contra os Spurs. Parece terem entrado de verdade na briga por vaga direta para os playoffs.
Campanha: 42-30
#12 Chicago Bulls (posição anterior: #5)
O Chicago Bulls caiu no nosso ranking, o que era natural. O time está sofrendo durante toda a temporada com lesões e a falta de profundidade do elenco está cobrando o preço. Hoje os Bulls estão em quinto no Leste, vivendo o pior momento na temporada (2 vitórias nos últimos 10 jogos), mas ainda têm espaço para encaixar uma boa sequência e garantir a permanência dentro dos 6 primeiros.
Campanha: 41-29
#13 Cleveland Cavaliers (posição anterior: #10)
Uma das sensações da temporada, os Cavs também estão preocupando os torcedores. A lesão de Jarrett Allen e a queda do nível defensivo estão preocupando e hoje Cleveland está com o Toronto Raptors no retrovisor, podendo até cair para uma zona de play-in, o que seria um balde agua fria neste momento.
Campanha: 41-30
#14 Toronto Raptors (posição anterior: #12)
Os Raptors vivem um momento de alta, apesar da leve queda no ranking. Com um elenco recheado de jogadores altos e versáteis, Toronto está conseguindo manter uma defesa agressiva e passou por uma sequência altamente positiva pela costa oeste, vencendo Spurs, Suns, Nuggets, Lakers e Clippers fora de casa. Ontem, também mostraram força diante dos Sixers. Mais um time para ficarmos de olho.
Campanha: 40-31
#15 Brooklyn Nets (posição anterior: #16)
Os Nets são um time que é até difícil definir qual é a posição certa para colocá-los. Quando KD e Irving estão juntos, podem vencer qualquer equipe da liga. Sem Kyrie e com as inúmeras polêmicas da franquia, as coisas complicam. Por enquanto ainda estão 4 jogos abaixo do sexto do Leste e sem previsão de estreia para Ben Simmons.
Campanha: 37-34
#16 Charlote Hornets (posição anterior: #17)
Os Hornets são os reis do meio termo. Até sexta estava 35-35 de campanha, 18-18 fora de casa, 22-22 contra os times do Leste e 13-13 contra os times do Oeste. Uma vitória importante contra os Mavs no sábado tirou o time dessa campanha “mediana”. Sabemos da capacidade técnica, mas ainda é difícil de confiar neles para furar o play-in e incomodar nos playoffs, principalmente sem Gordon Hayward.
Campanha: 36-35
#17 Atlanta Hawks (posição anterior: #19)
A temporada segue decepcionante, mas os Hawks estão em alta no nosso ranking. A defesa é horrível, o time sofre derrotas decepcionantes que acabam freando boas sequências, mas o ataque é super explosivo e Trae Young é sensacional. Pode ser um time enjoado de se enfrentar em jogo único no play-in, o que parece certo neste momento.
Campanha: 35-36
#18 Los Angeles Clippers (posição anterior: #15)
Os Clippers seguem na mesma toada das últimas semanas. Sem seus principais jogadores, Ty Lue e seus comandos seguem heroicamente lutando para conseguir vitórias e permanecer pelo menos no oitavo lugar do Oeste, que garante duas chances no play-in. E é muito provável que termine em oitavo mesmo.
Campanha: 36-37
#19 New Orleans Pelicans (posição anterior: #20)
Os Pelicans foram agressivos no trade deadline e estão colhendo os frutos. A chegada do CJ McCollum deu maior casca para o time, principalmente ofensivamente e o distante sonho de playoffs hoje parece mais realidade, mesmo que Zion Williamson não jogue este ano.
Campanha: 30-41
#20 Los Angeles Lakers (posição anterior: #18)
Os Lakers são uma tragédia. Ver um time que tem LeBron James (que está atuando em altíssimo nível) passar por vexames não é o normal. Frank Vogel está pressionado no cargo de técnico, Russell Westbrook segue terrível na temporada e AD continua lesionado. Situação complicada.
Campanha: 30-41
#21 New York Knicks (posição anterior: #25)
É, aparentemente a magia não vai se repetir e não teremos mais uma vez jogos de playoffs no Madison Square Garden. Os Knicks se distanciaram demais do top 10 do Leste, não estão jogando bem e já estão pensando no que fazer na offseason para tentar trazer um time mais competitivo para 2022-23. Vitórias recentes ajudam a subir pelo menos um pouco no ranking.
Campanha: 30-41
#22 Washington Wizards (posição anterior: #22)
Os Wizards fizeram um movimento para adicionar Kristaps Porzings e por enquanto o letão ainda está se ambientando ao jogo da nova equipe. A realidade é que também é um time sem muitas aspirações para o restante da temporada, ainda mais sem Bradley Beal. O top 10 do Leste parece bem fechado no momento e fora de cogitação na capital americana.
Campanha: 30-40
#23 San Antonio Spurs (posição anterior: #23)
A temporada dos Spurs está valendo por Gregg Popovich, que no dia 12 de março bateu o recorde de vitórias da liga e agora é o treinador mais vitorioso da história, com 1.336. O time até parece ainda ter chance olhando a tabela, mas é improvável imaginar que consigam um gás para competir com os Pelicans pelo décimo lugar do Oeste.
Campanha: 28-44
#24 Portland Trail Blazers (posição anterior: #21)
Foi engraçado que logo depois das trocas que sinalizavam um processo de reconstrução nos Blazers, o time acabou vencendo alguns jogos, o que chocou todo mundo. Agora as coisas estão mais dentro da normalidade, com os Blazers em uma sequência bem ruim (1-9 nos últimos 10 jogos). O foco já está em 22-23.
Campanha: 26-44
#25 Sacramento Kings (posição anterior: #24)
Os Kings até tentaram uma “hail mary” para tentar salvar a temporada na troca de Haliburton por Sabonis, mas por enquanto não está sendo o suficiente. O time até está conseguindo ficar próximo no placar contra bons times, mas não consegue definir no clutch time. Mais uma vez não teremos os Kings nos playoffs.
Campanha: 25-48
#26 Indiana Pacers (posição anterior: #26)
A partir de agora no Power Ranking aparecem aqueles que já não têm mais chance nenhuma de playoffs. Os Pacers estão no caminho que muitos pediram: tempo para os jovens jogadores e uma tentativa de mudança de identidade. Leva tempo e no momento o time não para de perder.
Campanha: 25-47
#27 Oklahoma City Thunder (posição anterior: #27)
O Thunder é o pior time da NBA em nível de talento bruto e a coisa fica ainda mais grave quando são tantos jogadores afastador por “lesão” por tempo indeterminado. OKC e seu processo, vamos ver até quando vai. A boa notícia é que o Shai é incrível e mesmo com um dos piores grupos de arremessadores que eu já vi para alargar a quadra, o armador é um fenômeno em isolação.
Campanha: 20-51
#28 Detroit Pistons (posição anterior: #28)
E os Pistons seguem firme na 28ª posição do Power Ranking. Pelo menos é um time que está jogando um basquete honesto e com um Cade Cunningham cada vez melhor. Mas nada além disso.
Campanha: 19-52
#29 Orlando Magic (posição anterior: #29)
O Magic não está mais com a pior campanha da NBA, mas também segue uma tragédia. É mais um desses times para o futuro. Eles conseguiram a proeza de tomar 150 pontos dos Nets em um jogo, incluindo os 60 pontos de Kyrie Irving, que mal jogou o último quarto.
Campanha: 19-53
#30 Houston Rockets (posição anterior: #30)
Finalmente os Rockets conseguiram a pior campanha da NBA. O time até vale ser assistido pelos voos de Jalen Green e pelos momentos empolgantes do turco Alperen Sengun, mas é mais um time no projeto 2022-2023.
Campanha: 17-54
LEIA MAIS