26/09/2019 - 15h21

NBA irá reavaliar informações físicas dos jogadores

A liga irá pedir para os times se certificarem de alguns dados dos jogadores, como altura e idade

Buddy Hield substituirá Donovan Mitchell no desafio de habilidades da NBAAlguns jogadores, antes de entrarem na NBA, mentem em alguns dados sobre si. Na maioria dos casos, os atletas dizem que são maiores do que realmente são. Mas para resolver esse problema, a NBA notificou as equipes que elas precisam se certificar sobre a idade e o tamanho de seus atletas. Tudo isso até no máximo a primeira semana do training camp. O jornalista Marc Stein, do New York Times, é quem divulgou a informação.

Nunca ficou muito claro sobre como que as medidas eram tiradas. Se a altura dos atletas era medida com ou sem tênis. Ou se eles realmente possuem a idade que alegam ter. Para isso, a liga vai investigar alguns casos e no caso da altura, vai padronizar que todos terão de ser medidos sem os tênis.

O caso mais clássico sobre um jogador que mentiu sobre sua altura é o de Kevin Durant. Antes de entrar na NBA, seus dados apontavam que ele tinha 2,05m. Porém, após alguns anos, em 2016, ele entregou a verdade. “Quando falo com as mulheres, eu tenho 2,12m, mas dentro do basquete, tenho 2,05m. Sempre achei que fosse legal dizer que tinha essa altura. Se eu falasse que era maior que isso, muitos iriam me colocar como ala-pivô, mas na verdade sou um ala”, afirmou Durant.

Esse é um dos poucos casos em que um jogador se diz menor do que realmente é. Na maioria dos exemplos, os atletas mentem dizendo que são mais altos. Outro caso na NBA de um jogador que disse ser mais baixo é o de Kevin Garnett. Pelo menos de acordo com o ex-técnico do Minnesota Timberwolves, Flip Saunders. Garnett dizia que tinha 2,10m, mas na verdade tinha 2,15m. Se ele dissesse seu tamanho de verdade, as pessoas o veriam como pivô e não como ala-pivô, como jogou em toda sua carreira.

Porém, ainda de acordo com Marc Stein, a NBA está reavaliando todos estes dados por conta de um problema com idade de um atleta. Na última temporada, Buddy Hield, ala-armador do Sacramento Kings, disse ser um ano mais mais velho do que os dados que a liga tinha.

Foto: Divulgação/NBA

Oddsshark