NBA estuda antecipar tradicional início das negociações da janela de transferências
Free agency que começaria à meia-noite de 1º de julho deve iniciar às 18h do dia anterior
É esperado por muitos que a NBA mude o atual formato e antecipe o início da anual moratória sobre as negociações envolvendo atletas free agents. Atualmente, as conversas começam à meia-noite do dia 1º julho, mas o prazo deve mudar para 18h do dia 30 de junho, segundo fontes da ESPN americana. Os horários mencionados são da costa leste americana.
Enquanto a decisão ainda não está confirmada, as expectativas são de que as mudanças sejam implantadas no período de free agency ainda neste ano.
Tal mudança está muito atrasada, já que o sistema atual força os jogadores e as equipes a trabalhar nas primeiras horas do dia 1º de julho de todo ano, para conduzir conversas e as rodadas de abertura da janela de transferências de madrugada. Adiantar o início das negociações fará com que os envolvidos comecem os trabalhos em um horário mais ‘normal’.
Na sua mais recente coletiva de imprensa anual, que acontece na Summer League de Las Vegas, em julho, o comissário da NBA, Adam Silver, disse que tal modificação era bem provável de acontecer. “Em termos de quando a free agency começa, eu ouvi não somente dos meus amigos da imprensa, mas conforme eu envelheço e as pessoas nas equipes da NBA também envelhecem, eu penso que estamos todos cansados de virar a noite”, declarou.
“O que eu ouvi de, novamente, diversos colegas nas equipes, é: ‘isso precisa mesmo ser feito à meia-noite?’. Eu acho que isso é algo que precisamos encontrar um consenso com a associação dos jogadores. Mas eu acho que nós podemos mudar isso para o próximo ano”, completou Silver, projetando a mudança já para 2019.
“É uma daquelas coisas que todo mundo olha uns para os outros e pensa: ‘Por que sempre foi assim?’. Não está claro. Simplesmente foi algo que sempre foi feito à meia-noite. Mas, colocando de lado o impacto no trabalho da imprensa por um momento, eu acho que há muito interesse nesta mudança. É claro que se estivesse acontecendo em um horário mais adequado, seria muito melhor para a cobertura”, acrescentou o dirigente da liga, desta vez, analisando os benefícios para o trabalho de repórteres, jornalistas e veículos de comunicação.
“De novo, eu também acho que foi divertido nos velhos tempos agendar as reuniões à meia-noite ou qualquer outra coisa. Mas eu acho que nós já passamos dessa fase. Espero por uma mudança na próxima temporada”, finalizou.
Crédito da foto: Thearon W. Henderson/Getty Images