NBA e NBPA entram em acordo sobre nova CBA
O novo acordo entre as partes irá beneficiar tanto os atuais atletas como também os ex-jogadores
A NBA e a National Basketball Players Association (NBPA) entraram em acordo sobre um novo contrato, chamado de CBA (collective bargaining agreement, para os atletas da liga na noite desta quarta-feira (14), de acordo com Marc Spears, da ESPN norte-americana. Apesar dos detalhes não terem sido divulgados ainda, a nova CBA valerá por sete anos, segundo informações de Adrian Wojnarowski.
“Para dar tempo suficiente para ambos lados revisarem os termos e votarem para consolidar o novo contrato, a NBA e a NBPA entraram em acordo para estender a data limite para desistir do atual CBA de 15 de dezembro deste ano para 13 de janeiro de 2017.”, disse a NBA em uma declaração. Os atletas vão votar para ratificar o novo acordo na próxima semana, conforme Spears.
A nova CBA, caso seja ratificada, substituirá o acordo feito entre ambas as partes em 2011 após o lockout ocorrido na mesma temporada. O contrato atual possui validade até a temporada de 2021. Entretanto, no novo acordo, tanto a liga quanto os jogadores terão alguns novos compromissos e regras, como uma maior restrição com o uso de marijuana, além de uma pré-temporada menor e novas regras na extensão de contratos e acordos de free agents.
Do lado dos jogadores, o novo acordo entre a NBA e a NBPA é um avanço para os jogadores, segundo Chris Paul, armador dos Clippers e presidente da NBPA. Quando o acordo foi apalavrado, o atleta estava jogando contra o Magic, na vitória do seu time na noite passada sobre a equipe de Orlando, e foi avisado sobre o assunto quando chegou no vestiário no intervalo da partida.
“A nova CBA é ótima, muito boa para todos. Eu estou muito animado com isso.”, disse Paul depois do jogo. “Eu fico feliz com a nossa liga, com nossos fãs, donos de franquias e todos que estiveram envolvidos. Isso é uma ótima notícia. Esse acordo vai beneficiar a todos nós, incluindo os ex-jogadores, que pavimentaram o caminho para os atuais atletas.”, afirmou o atleta de 31 anos.
Além de ajudar os atuais atletas, o acordo também vai beneficiar os ex-atletas da NBA, com uma maior ajuda do que a estipulada anteriormente. Caso a CBA seja aceita, os antigos jogadores vão ganhar um convênio de saúde, reembolso do dinheiro gasto com aulas em forma de fundo de garantia, e também um aumento de 50% nas pensões. Esses custos serão pagos pega liga e pela união dos atletas.
A CBA é o acordo entre jogadores, proprietários e a Liga acerca dos valores que a NBA arrecada. O acordo define fatores importantes como: salários, divisão dos lucros, teto salarial entre outros. Em 2011, as negociações foram polêmicas e a temporada da NBA começou apenas no Natal de 2011 (sendo reduzida para 66 jogos). Havia grande temor que o fato acontecesse novamente.
(Foto: Reprodução Facebook / Adam Silver)