NBA aprova mudanças nas regras para a próxima temporada
Alterações como a diminuição do tempo de ataque após rebote ofensivo serão aplicadas já na pré-temporada
A NBA definiu, nesta sexta-feira (21), mudanças em seu livro de regras, segundo o repórter da ESPN norte-americana Adrian Wojnarowski.
Mudanças como a diminuição do tempo de ataque de 24 para 14 segundos após rebotes ofensivos, na definição da “clear-path foul“, que é a falta feita para “matar” um contra-ataque e o uso de replay em faltas flagrantes foram definidas.
Todas essas mudanças já entram em vigor para esta temporada. O comitê da NBA também aprovou um aumento nos benefícios destinados a general managers, técnicos, assistentes-técnicos e executivos aposentados.
A mudanças na regra do tempo após o rebote defensivo visa a deixar a partida mais dinâmica, principalmente nos finais dos jogos, aumentando a possibilidade de troca de posse entre as equipes. Essa mudança já havia sido adotada pela FIBA, pela WNBA e pela G-League.
Agora as “clear-path foul” ganharam uma definição mais clara de sua regra. Agora basta apenas o jogador de ataque estar à frente do defensor, em direção à cesta e a falta impedir essa ação para a jogada ser paralisada, com o time atacante recebendo dois lances livres e a posse de bola.
E por último a mudança que permite aos árbitros analisarem via replay lances de agressão por jogadores ou técnicos.
A pré-temporada da NBA se inicia em 28 de setembro, com a temporada regular começando em 16 de outubro.
Foto: Thearon W. Henderson/Getty Images