NBA anuncia nova parceria com a NCAA e a USA Basketball
O acordo visa a melhorar o desenvolvimento de novos prospectos e aumentar as oportunidades de entrada na liga profissional
Dando mais um passo em direção à esperada extinção da regra de ‘one-and-done’ da NBA, a liga, juntamente com a National Basketball Players Association, a NCAA (Liga Universitária) e a USA Basketball anunciaram nesta quarta-feira (29) uma expansão no programa de juniores da seleção norte americana masculina de basquete.
O objetivo do novo acordo é aperfeiçoar o já existente programa de desenvolvimento para que este possa oferecer mais oportunidades a jovens jogadores dentro e fora das quadras. O programa almeja beneficiar mais de 80 dos principais jogadores do colegial americano, muitos dos quais participarão de futuros Drafts para adentrar na NBA.
O programa também se preocupará em estabelecer “tomadas de decisão positivas, relacionamentos saudáveis, compreensão e diversidade cultural, desenvolvimento de liderança e caráter, elegibilidade de colegiado e recrutamento”, segundo e-mail da NBA para a divulgação do novo projeto.
“Acreditamos que este intenso programa não só ajudará os jogadores em seu desenvolvimento dentro de quadra, mas também fornecerá a eles e suas famílias habilidades para a vida e conhecimentos voltados a saúde e ao bem-estar que durarão por toda a vida”, disse em um comunicado conjunto o presidente da USA Basketball, o general aposentado Martin Dempsey.
O comissário da NBA, Adam Silver, disse em julho que a liga está “pronta” para abolir a regra do ‘one-and-done’, que estipula que os jogadores devem ter 19 anos ou completar um ano de sua graduação no High School para serem elegíveis para o Draft.
O anúncio de quarta-feira deve abrir as portas para o fornecimento de mais orientação para os jovens jogadores, que agora podem decidir por sair do ensino médio diretamente para a liga profissional. No início deste mês, a NCAA anunciou mudanças substanciais em seus requisitos de elegibilidade para o basquete masculino, o que aparentemente pegou a NBA e USA Basketball de surpresa.
Foto: Reprodução/NCAA