NBA alerta Cavs e Heat sobre gesto “ofensivo” em jogo no Brasil
Equipe da NBA avisa times que jogarão no Brasil sobre gesto popular que poderia ser ofensivo no país
Na NBA, quando um jogador converte um arremesso de três pontos não é fora do comum ele comemorar o feito com um gesto bastante popular no basquete norte-americano: um “óculos” com os dedos, de modo a formar um círculo utilizando apenas os dedos polegar e indicador em volta de um dos olhos.
Mas para o jogo desse sábado (11/10) entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, válido pela pré-temporada, a NBA informou às equipes sobre a possível “ofensividade” que esse gesto poderia apresentar ao público brasileiro e recomendou evitar esse tipo de comemoração, uma vez que os jogadores estarão fora de seu país e devem respeitar a cultura de onde estarão jogando.
Segundo Chris Haynes, do Northeast Ohio Media Group, a NBA realmente recomendou os atletas a não fazerem o tão famoso sinal. “Fazer o gesto da “máscara dos 3”, no Brasil, pode ser confundido com um recado para alguém se f****, fui informado. A NBA mandou para Cavs e Heat um memorando com um lista de gestos que não deveriam ser usados no jogo no Brasil”, afirmou o repórter. Para os fãs norte–americanos, o gesto é apenas um comemoração , porém, no Brasil, ele pode ser considerado uma ofensa.
Os recados dados pela NBA aos dois times alertam os jogadores para serem cuidadosos com o que farão durante o jogo amistoso. Na temporada regular, os times podem usar essa comemoração sem premissas, mas no Brasil, durante um jogo amistoso, os jogadores deverão se conter um pouco mais quando acertarem um arremesso de três pontos.