NBA deve adotar patrocínio nas camisas a partir da temporada 2017/2018
Votação que definirá uso de anúncios nas camisas acontece nesta semana
As camisas da NBA que conhecemos estão prestes a mudar. Isso mesmo. Mas calma, a princípio não serão feitas grandes mudanças. Os donos das franquias do melhor basquete do mundo votam nesta semana sobre a decisão de colocar anúncios nas camisas a partir da temporada 2017/2018.
Liderada pelo comissário Adam Silver, a medida foi apresentada em fevereiro durante uma reunião do All-Star Weekend e, de acordo com fontes, a previsão é de que ocorra de fato. Algo parecido já foi proposto em 2012, porém na ocasião não foi realizada uma reunião com os donos de franquia sobre mudar suas camisas para dar espaço às publicidades. Um teste já foi feito nas festividades de Toronto. Deve ficar algo próximo como mostra a imagem ao lado.
A NBA já tem se movimentado consideravelmente a respeito da publicidade. Recentemente foram feitos novos acordos sobre os direitos de televisão e sobre o material esportivo, onde a publicidade foi parte importante nas negociações. Na temporada 2017/2018, as camisas deverão ser feitas pela Nike, e não mais pela Adidas, e é quando devem começar os anúncios de fato.
A iniciativa é lucrativa. De acordo com estudos feitos pela NBA, a publicidade nas camisas pode gerar cerca de 100 milhões de dólares para o time. Além disso, torcedores teriam acesso ao uniforme sem patrocínio. “É destino manifesto”, disse Silver à Rachel Nichols, da ESPN americana em uma entrevista no mês passado. “Então, vamos começar por dizer que esta não vai afetar a concorrência. O que estamos falando é um espaço na camisa. E uma das razões que queremos fazer é que ele cria um investimento adicional nessas empresas e na Liga. A ampliação começa a partir desses patrocinadores, os parceiros da liga de marketing, que querem anexar a nossas equipes e nossos jogadores”, explicou.
A proposta feita aos times é de que 50% do valor total arrecadado sejam direcionados às próprias equipes. A outra metade do dinheiro seria depositada em um fundo de receitas que é compartilhado por todas as equipes. “Mas uma vez que colocar seu nome na camisa, eles vão, em seguida, usar os seus meios de comunicação para promover a NBA extensivamente. Isso é provavelmente o maior motivo para fazê-lo”, acrescentou Silver.
Mas espere, não se desespere ainda. As publicidades na afetarão de fato o logo que as equipes levam no peito. O anúncio seria feito de forma pequena, no ombro das camisas, onde hoje se encontra o símbolo da NBA. O logo da liga, que antes aparecia na parte esquerda da frente da camiseta, foi deslocado para o topo da parte de trás do uniforme, logo acima do nome dos atletas. Os 18 times terão que tirar seus símbolos alternativos para dar espaço ao logo da NBA.
Crédito da foto: NBA Facebook