Mike Malone sobre fase dos Nuggets: ‘Tudo desmorona’ com Jokic no banco
Treinador dos Nuggets confirma uma Jokic dependência na equipe e acredita que seu time precisa se portar melhor quando MVP estiver no banco
É normal que uma equipe dependa muito de seu principal jogador, ainda mais quando esse jogador é Nikola Jokic, atual MVP da NBA. No entanto, o técnico do Denver Nuggets Mike Malone acredita que está se criando uma Jokic dependência em sua equipe, que não consegue lidar com os adversário quando o pivô está no banco.
Em conversa com o repórter James Herbert da CBS Sports, logo após a derrota de Denver por 108 a 106 para o Memphis Grizzlies, em jogo disputado nesta quarta-feira (3), Malone demonstrou sua preocupação com seus comandados quando seu principal jogador está fora da rotação. “É assim todas as noites. Cada vez que ele sai do time, tudo desmorona”, disse.
Jokic foi o líder de sua equipe mais uma vez, anotando 34 pontos (convertendo 11 de 20 arremessos) com 11 rebotes e 5 assistências durante os 35 minutos que esteve em ação contra os Grizzlies. São 4 minutos a mais do que sua média nos primeiros jogos da temporada.
“Fui até ele no quarto período e quando chamei seu nome ele olhou para mim com uma cara de tipo, ‘já'”, disse o técnico.
Para completar, Malone disse que seus companheiros precisam crescer em quadra e depender menos de Jokic, pois nesse ritmo o pivô irá se desgastar demais na atual temporada da NBA. “Eu sinto por ele. Vai acabar chegando exausto no Natal se seguir nesse ritmo e isso é lamentável. Então eu preciso fazer meu trabalho e tentar descobrir uma fórmula de tentar ajudar o time quando ele estiver fora. Uma fórmula que combine e testar caras diferentes. Precisamos ser melhores quando Nikola Jokic não estiver em quadra”, completou.
Com Jokic em quadra, os Nuggets, que estão 4-4- na temporada, possuem médias de 14,2 pontos por 100 posses. Sem ele, esses números despencam para 94,5, de acordo com o Cleaning the Glass.
Outro problema que Denver vem enfrentando é a ausência de Jamal Murray, que sofreu ruptura de LCA (Ligamento Cruzado Anterior), em abril. Murray é a principal arma dos Nuggets depois de Jokic e contribui muito ofensivamente com a equipe, dando um certo “refugo” para o atual MVP. Entretanto, ainda não há uma data certo para o retorno de Jamal às quadras.
Michael Porter Jr. , que assinou uma extensão máxima de cinco anos nesta intertemporada, tem médias de apenas 10,9 pontos por jogo em comparação com os 19 que tinha na última temporada, deixando a desejar neste começo.
O próximo compromisso para Jokic e companhia é contra o Houston Rockets, neste sábado (6).
(Foto: Divulgação Twitter / Denver Nuggets)