Técnico do Denver Nuggets defendeu sua estrela e foi contra um possível desgaste da votação para o prêmio
Nikola Jokic, que venceu o MVP nas últimas duas temporadas, segue melhorando a cada ano e, para Michael Malone, head coach do Denver Nuggets, deveria ganhar pela terceira vez consecutiva.
“Se a razão das pessoas não darem a Nikola um terceiro MVP, é porque ele já ganhou dois consecutivos, ‘isso é preguiça’”, comentou o técnico, sobre a votação para o prêmio nesta segunda-feira (2).
O feito foi alcançado por apenas três outros jogadores na história da liga: Bill Russell (1961-1963), Wilt Chamberlain (1966-1968) e Larry Bird (1984-1986). Nas últimas dez temporadas, Lebron James, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo tiveram a oportunidade, mas nenhum venceu.
Isso se deve muito ao que foi comentado por Malone. A disputa pelo prêmio muitas vezes não é baseada no melhor ou mais valioso jogador, mas sim em qual tem a melhor narrativa em torno e, nesse caso, o fato de um jogador vencer em duas ocasiões seguidas gera desgaste nos analistas que votam.
Após mais uma vitória de peso, que neste domingo (1) veio sobre o Boston Celtics, o Denver Nuggets se isolou na liderança de uma disputada Conferência Oeste, com um jogo de vantagem para o Memphis Grizzlies. E o principal responsável pelo desempenho é Jokic.
O pivô tem médias de 25,7 pontos, 10,9 rebotes e 9,5 assistências, além de 62% de aproveitamento nos arremessos. Para jogadores com ao menos 30 minutos em quadra, Jokic tem o melhor rating ofensivo (pontos que contribui a cada 100 posses de bola) e o melhor net rating (pontuação que contribui menos a pontuação que sofre a cada 100 posses de bola).
(Foto: Divulgação/Denver Nuggets)