26/03/2020 - 21h35

Mesmo ansioso para defender o Japão, Rui Hachimura entende adiamento das Olimpíadas

Apesar da sua presença ficar comprometida, o ala-pivô dos Wizards reconheceu que a decisão é pelo ‘bem de todos’

Nesta terça-feira (24), o Comitê Olímpico Internacional anunciou o adiamento das Olimpíadas de Tóquio 2020, em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Com a notícia, mais um jogador da NBA comentou sobre o assunto publicamente. Trata-se do japonês Rui Hachimura, do Washington Wizards.

O ala-pivô, que jogou pela primeira vez na seleção principal do Japão durante a Copa do Mundo da FIBA ​​2019, foi ao Instagram manifestar sua opinião, logo após a decisão do COI de adiar o evento.

No texto, Hachimura, que iria estrear nos Jogos justamente em casa, se manteve sensato, explicou que estava ansioso para representar seu país de origem, mas apoia e entende a decisão de adiar temporariamente as Olimpíadas, com o objetivo de priorizar a segurança de todos.

“Sou um competidor e estava ansioso para representar o Japão nas Olimpíadas neste verão, mas também entendo e apoio a decisão de adiar as Olimpíadas de Tóquio para 2021”, escreveu Hachimura. “O mundo está enfrentando um desafio muito difícil e o foco de todos precisa estar na saúde e segurança. Todo atleta olímpico será motivado a se apresentar para o mundo no próximo ano e acredito que será uma celebração ainda maior do esporte e da vida no meu país de origem depois que o mundo superar essa pandemia. Vamos trabalhar juntos para que isso aconteça!”.

View this post on Instagram

僕はアスリートとしてコンペティターであり、今年の夏のオリンピックで日本を代表する事をとても楽しみにしておりましたが、今回東京五輪が2021年に延期になった事を理解しサポートしています。世間は現在非常に厳しいチャレンジに直面し、今は皆さんの健康と安全が第一優先だと思います。オリンピックの全アスリートは来年に向けて世界中のファンの為に素晴らしいパフォーマンスをするモチベーションを持ち、世界がこのパンデミックを乗り越えた後、僕は自分の母国での素晴らしい祭典になると信じています。皆さん、それを実現するように一丸となりこれからも頑張りましょう! I am a competitor and was looking forward to representing Japan in the Olympics this summer, but I also understand and support the decision to postpone the Tokyo Olympics to 2021. The world is facing a very difficult challenge and everyone’s focus needs to be on health and safety.  Every Olympic athlete will be motivated to perform for the world next year and I believe it will be an even greater celebration of both sport and life in my home country after the world overcomes this pandemic.  Let’s all work together to make that happen! #StayStrong #Tokyo2021

A post shared by Rui “Louis” Hachimura 八村 塁 (@rui_8mura) on

Ainda sem data definida, espera-se que o evento seja realizado no meio de 2021, ou seja, no verão dos Estados Unidos (offseason da NBA) e isso poderá se tornar um problema.

Com a atual temporada da liga suspensa, as participações de Hachimura e de outros jogadores podem ficar comprometidas, já que o campeonato ainda não tem período para voltar e a programação para o próximo ano deve sofrer algumas modificações.

Adam Silver, comissário da NBA, chegou a afirmar recentemente que as finais da temporada, deste ano, poderão ser disputadas em julho ou talvez até agosto e setembro, dependendo da segurança.

Isso significa que, provavelmente, o torneio 2020/21 também seria adiado e com início marcado para dezembro. Assim, se a NBA, realmente, quisesse manter e jogar outra temporada na sequência com 82 jogos, os playoffs poderiam ocorrer durante o verão americano, coincidindo com os Jogos Olímpicos.

Por isso, caso o maior espetáculo esportivo do planeta, previsto para começar no dia 24 julho de 2020, repita a data de início em 2021, será difícil para os atletas da liga representarem seus países no Japão.

Somente o tempo mostrará qual o melhor cenário, já que a saúde de todos continua sendo a principal prioridade no mundo atualmente.

Foto: Divulgação Facebook / Washington Wizards

Oddsshark