Mavericks vencem Rockets com novo show de Doncic
Doncic leva a melhor sobre Harden, tem 41 pontos e lidera Mavericks em vitória sobre os Rockets
No confronto entre dois dos ataques mais volumosos da NBA nesta temporada, o Dallas Mavericks visitou o Houston Rockets neste domingo (24) e levou a melhor sobre o rival de estado. A partida também marcou o encontro entre Luka Doncic e James Harden, dois postulantes ao prêmio de MVP da temporada, e o esloveno levou a melhor, comandando a vitória de sua equipe por 137 a 123 com seus 41 pontos.
Embora tenha acertado 5/14 nas bolas de fora, Doncic converteu 15/29 arremessos de quadra e 6/8 lances livres, ainda distribuindo 10 assistências e agarrando 6 rebotes. Segundo cestinha da temporada com 30,6 pontos de média, o armador segue com média de quase o triple-double. Atrás de Luka, Kristaps Porzingis foi o segundo jogador de destaque pelos Mavs, registrando 23 pontos e 13 rebotes. Afiado, Tim Hardaway Jr. jogou 38 minutos e contribuiu com 31 pontos (10/18 arremessos de quadra), suas maiores marcas da temporada, de longe.
Pelos Rockets, Clint Capela foi o grande destaque. O pivô suíço teve seu segundo jogo da temporada de 20+ pontos e 20+ rebotes, fechando a partida com 21 pontos (10/16 arremessos de quadra) e 22 rebotes. Capela vive ótima fase e foi para seu sétimo jogo seguido de pelo menos 19 rebotes. Apesar de seus 32 pontos, 11 assistências e 9 rebotes, Harden sofreu nas bolas de fora. O “barba” converteu 2/15 e não conseguiu colocar fogo no jogo ou dominar a pontuação como nas últimas partidas. Russell Westbrook contribuiu com 27 pontos e 6 assistências.
Os Mavericks voltam a jogar na terça-feira (26), quando recebem o Los Angeles Clippers. Os Rockets jogam somente na quarta-feira (27), quando recebem o Miami Heat.
O jogo
A estratégia de Rick Carlisle e os Mavs para parar a dupla de armadores de Houston foi bem clara desde o início: dobrar em ambos, principalmente Harden, e pagar para ver os coadjuvantes arremessarem. Deu certo. P.J. Tucker e Danuel House Jr. até tiveram 16 pontos cada (5/13 nas bolas de fora, somados), mas Houston, em nenhum momento, conseguiu controlar as ações.
Já no primeiro quarto, 45 a 29 para os visitantes, donos do terceiro melhor ataque da liga, com 119,1 pontos por partida. Aproveitando o descanso dos melhores jogadores de Dallas, Houston equilibrou as ações no segundo quarto, mas ainda assim não saiu vitorioso na parcial. 33 a 31 no segundo período para Dallas e 78 a 60 no jogo.
No terceiro quarto, os Rockets cortaram a diferença para 10 pontos e voltaram para a partida (105 a 95), mesmo no mesmo péssimo dia de 10/44 nas bolas de fora. No início do último quarto, os donos da casa chegaram a ficar cinco pontos atrás (110 a 105), mas não passou daí. Quando com seus titulares e com a defesa funcionando, Dallas voltou a abrir e não passou mais sustos na reta final.
(Foto: Reprodução Twitter / NBA)