Lesões na NBA preocupam e reforçam a importância da preparação na intertemporada
Durant, Thompson e até LeBron são alguns dos nomes que terão cuidados especiais na offseason
Após o inédito título do Toronto Raptors, em uma série de 4-2 contra o Golden State Warriors, a intensa temporada 2018/2019 da NBA chegou ao fim. Foram oito meses – seis de temporada regular e dois de playoffs e finais. Agora, as equipes voltam às quadras apenas em outubro. Do lado de fora, entretanto, a preparação para a próxima temporada já começou, tendo o Draft, realizado na última quarta-feira (20), como marco inicial.
Em meio à comemoração dos canadenses e rumores no mercado de transferências, os atletas partem para um merecido descanso, sem deixar de lado o cuidado com a forma física. Como a temporada da NBA é disputada em nível intenso, com até quatro partidas por semana, uma boa preparação no período de offseason é imprescindível. Manter o ritmo e a forma física em dia pode acabar evitando lesões durante os oito meses de competição.
MVP das finais em 2017 e 2018, quando o Golden State Warriors se sagrou bicampeão, o ala Kevin Durant é um bom exemplo de atleta que compete em alto nível e acaba forçando, assim, a musculatura. Em 2018/2019, de acordo com o portal oficial da NBA, ele disputou 78 dos 82 jogos dos Warriors na temporada regular, além de outros 12 nos playoffs. Já nas semifinais da Conferência Oeste, Durant sentiu uma lesão na panturrilha e desfalcou a equipe nos primeiros quatro duelos da final contra o Toronto Raptors.
No quinto, após nove jogos de fora, o ala acabou sofrendo outra lesão, ainda mais séria, no tendão de Aquiles. Para piorar, Klay Thompson, outro destaque da equipe, rompeu o ligamento cruzado do joelho na sexta e definitiva partida. Sem dois de seus principais atletas, a franquia de Oakland não conseguiu manter sua recente dinastia e viu os canadenses fazendo história e levando seu primeiro título.
Quem também sofreu com lesões foi o Los Angeles Lakers, que perdeu o ala LeBron James, com um estiramento na virilha, durante boa parte da temporada e mais uma vez acabou ficando de fora dos playoffs.
(Foto: Gregory Shamus/Getty Images)
Como os atletas buscam evitar as lesões
Para evitar tais lesões, em especial as musculares, os atletas recorrem a equipamentos caseiros para se preparar durante os quatro a seis meses de intertemporada. Como as lesões em membros superiores são mais pontuais, como entorses e fraturas nos dedos das mãos e nos punhos, o foco principal da preparação é voltado para os membros inferiores.
Sem deixar de lado a velocidade e agilidade, os treinos priorizam a força física. Nesse sentido, os equipamentos elípticos são uma excelente opção, pois além de manter a resistência do atleta, não prejudicam as articulações. Para isso, é bom ter cuidado e conhecer as diferenças entre as opções no mercado e as recomendações de cada modelo em específico.
Durante o período, também é importante manter a alimentação regrada, para evitar a fadiga muscular e possíveis lesões decorrentes disso. Como quase todo atleta, o foco da dieta deve ser voltado aos carboidratos, para gerar o “combustível” necessário para os músculos suportarem o alto nível dos treinamentos. Suplementos alimentares de proteínas e vitaminas também entram na dieta.
Alguns atletas, como o próprio LeBron James, acabaram se rendendo à dieta paleolítica durante a intertemporada. Composta basicamente de alimentos que se encontram na natureza, eles substituem as fontes comuns de carboidratos, como cereais, por tubérculos e frutas. Dessa forma, sem perder massa muscular, o ala emagreceu mais de 10kg nas últimas temporadas, o que levou a um menor esforço nas articulações.
*Texto de parceiro. O conteúdo não reflete necessariamente às opiniões do portal The Playoffs.