LeBron James lidera vitória dos Cavaliers e Finais da NBA terão jogo 7
Com 41 pontos e comando do jogo, LeBron leva Cavaliers à vitória frente aos Warriors no jogo 6
Novamente contra a parede no jogo 6 das Finais da NBA, o Cleveland Cavaliers abriu as portas da Quicken Loans Arena pela última vez na temporada para receber o Golden State Warriors, nesta quinta-feira (16), e viu uma atuação gigantesca de LeBron James para faturar a vitória por 115 a 101 e forçar o sétimo e decisivo jogo.
LeBron terminou a partida com imponentes 41 pontos, 11 assistências, oito rebotes, quatro roubos e três tocos (inclusive um sensacional para cima de Stephen Curry, com direito a um trash-talk). James tornou-se o primeiro jogador desde Shaquille O’Neal, nas Finais de 2000, a anotar 40 ou mais pontos em duas partidas de final consecutivas. Além dos números, o astro mostrou muita determinação e sua liderança característica, com enterradas vigorosas, cobranças e motivação aos companheiros.
Com dores, Kyrie Irving novamente fez boa partida, desta vez como coadjuvante, registrando 23 pontos. Fundamental no garrafão, Tristan Thompson terminou com 15 pontos e 16 rebotes. J.R. Smith teve 14 pontos e fechou os jogadores dos Cavs com dígitos duplos em pontuação
Pelos Warriors, Stephen Curry foi o cestinha, com 30 pontos, mas acabou excluído por faltas, pela primeira vez na carreira, no fim do último período. Klay Thompson começou mal o jogo, porém fez belo terceiro quarto e terminou a partida com 25 pontos. Leandrinho anotou 14 pontos e passou a ter a melhor atuação de um brasileiro nas Finais da NBA, empatado com a atuação de Tiago Splitter no jogo 1 das Finais de 2014. Personagem importante nos quatro primeiros confrontos, Harrison Barnes zerou no jogo. Preocupação para Golden State, Andre Iguodala atuou com dores nas costas praticamente durante todo o jogo.
O jogo
A partida começou de modo semelhante ao final do jogo 5, com LeBron e Irving liderando as ações ofensivas e Thompson tomando conta do garrafão. O pivô terminou o primeiro período com nove rebotes, incríveis dois a mais que toda a equipe dos Warriors, que, ao fim dos primeiros 12 minutos, já estava com um déficit de nove rebotes. Cleveland não deu espaços ao rival, rejeitou-os a apenas 11 pontos (pior marca quarto da equipe na temporada) e largou de cara com 31-11.
No segundo quarto, os Warriors equilibraram as ações, chegaram a cortar a diferença para oito pontos, mas foram para o intervalo com 16 de desvantagem. Tristan Thompson continuou com seu domínio e atingiu um double-double ainda no primeiro tempo (primeira vez na carreira), com 11 pontos e 10 rebotes.
No terceiro quarto, Klay apareceu e fez oito pontos seguidos, mas os Warriors não conseguiam baixar a diferença abaixo dos 10 pontos. Apesar de dominante nos dois lados da quadra, Cleveland acabou não traduzindo no placar e o terceiro período acabou 80-71. Foi aí que LeBron colocou a bola embaixo do braço, entre os terceiro e quarto período, o astro anotou surreais 18 pontos seguidos e praticamente decretou sozinho a vitória de Cleveland, novamente por mais de 10 pontos de diferença.
O jogo 7 das Finais da NBA será no domingo (19), às 21h (horário de Brasília), com transmissão da ESPN.
(Fotos: Ezra Shaw / Getty Images)