Joel Embiid volta de lesão, Philadelphia 76ers derrotam Miami Heat e se mantem vivo na série
Pivô juntou forças com Tyrese Maxey e Danny Green para saírem vitoriosos no jogo 3 da semifinal da Conferência Leste; camisa 21 perdeu os dois primeiros jogos da série
O Philadelphia 76ers derrotou o Miami Heat nesta sexta-feira (6) por 99 a 79 no Wells Fargo Center, na Filadélfia, no jogo 3 da série semifinal da Conferência Leste dos playoffs da NBA de 2022. A equipe da casa contou com o retorno do pivô Joel Embiid, que juntou forças com Tyrese Maxey e Danny Green para se manterem vivos na série depois do pivô perder os dois primeiros jogos do confronto.
O destaque da partida foi Maxey, que anotou 21 pontos na partida, sendo todos eles vindo no segundo tempo de partida, além de registrar seis assistências, dois roubos de bola e ter sido perfeito nos arremessos de três pontos com cinco conversões em 38 minutos e meio que esteve em quadra. Green contribuiu com 21 pontos e sete bolas de três pontos convertidas, e viu Embiid encerrar a noite com 18 pontos, 11 rebotes, um roubo de bola e um toco. Pelo Heat, Jimmy Butler chamou a atenção com 33 pontos nove rebotes e dois roubos de bola, e teve a ajuda do 6th Man of the Year Tyler Herro (14 pontos) e de Bam Adebayo (nove pontos e dois roubos de bola).
Os jogadores de Doc Rivers foram melhores no aproveitamento de arremessos (47,8% contra 35,1%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (48,5% contra 23,3%), no aproveitamento de lances livres (86,4% contra 75%), nas assistências (22 contra 14), nos rebotes defensivos (36 contra 25) e nos tocos (três contra um). Os comandados por Erik Spoelstra saíram na frente nos rebotes ofensivos (dez contra oito), nos roubos de bola (11 contra seis), nos turnovers (11 contra 18) e nos pontos anotados em turnovers (19 contra 17).
O JOGO
O primeiro quarto mostrou que a partida seria disputada, com o placar não chegando a registrar uma vantagem acima dos dez pontos, mesmo ocorrendo um empate e duas trocas de liderança. Os 76ers foram quem ficaram na melhor durante os primeiros 12 minutos de jogo, não conseguindo se manter na liderança do marcador por apenas três minutos e 38 segundos, e atingiu a primeira frente no placar por dígitos duplos com James Harden convertendo dois lances livres após sofrer falta de Herro restando pouco menos de três minutos para o fim do período. O 6th Man of the Year da temporada 2021-22 foi o responsável pelo arremesso final do período, mas a bola não entrou na cesta, encerrando o primeiro quarto perdendo por 21 a 17.
No segundo quarto, o domínio prevaleceu para o time da casa, que não chegou a sofrer grandes sustos para sofrer sequer um empate antes do intervalo. Mesmo entrando no período na frente por quatro pontos, os Sixers começaram a organizar uma corrida de 9 a 0 em pouco menos de três minutos, voltando a abrir dígitos duplos de vantagem após ver Tobias Harris converter uma bola tripla. O Heat conseguiu diminuir a desvantagem no marcador nos minutos seguintes, e chegou a deixar a desvantagem nos cinco pontos após Butler sofrer falta de Harden e converter os dois lances livres que teve direito com três minutos no relógio. Porém, os mandantes voltaram a abrir a liderança, e conseguiram ver Shake Milton acertar apenas um de dois lances livres depois de sofrer falta de Gabe Vincent, encerrando o primeiro tempo vencendo por 41 a 34 (20 a 17 no quarto).
Na volta para a quadra, os 76ers voltaram com o ataque sendo bem efetivo e a defesa protegendo bem o aro, vendo a diferença no marcador voltar a ser acima dos dez pontos com um minuto disputado após Harris infiltrar no garrafão adversário e enterrando a bola. Mas em oito minutos, o Heat conseguiu inverter o início do período, e empatou o placar, depois do camisa 12 do time da casa cometer falta em cima de Dewayne Dedmon e o pivô converter os dois lances livres que teve direito. O foco do líder do Leste na temporada regular era reassumir a liderança pela primeira vez desde o primeiro quarto, mas Maxey converteu uma bola tripla para dar um gás no time da casa que, mesmo com o erro no arremesso de três pontos vindo de Georges Niang no estouro do cronômetro, ia para o quarto final vencendo por 68 a 65 (vitória do Heat no quarto por 31 a 27).
Nos últimos 12 minutos de jogo, os Sixers controlaram o Heat tanto no ataque quanto na defesa, não dando chances para o adversário poder organizar uma virada no placar. O grande mérito do time da casa foram as bolas de três pontos, que contaram com 60% de aproveitamento contra apenas 12,5% do time de Miami, sendo quatro das seis bolas convertidas pelo time mandante sendo convertidas nas mãos de Maxey, que foi perfeito neste quesito no confronto. Defensivamente, a franquia da Filadélfia conseguiu manter apenas Butler pontuando com o camisa 22 anotando nove dos 14 pontos no período. O camisa 0 do quarto colocado da Conferência Leste foi o responsável pelo último arremesso no período, e converteu uma bola tripla para decretar a vitória no quarto por 31 a 14 e no duelo por 99 a 79 ao abrir a maior vantagem na partida, que foi de 20 pontos.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Philadelphia 76ers conquista seu quinto triunfo nesta pós-temporada da NBA e o primeiro na série de semifinal da Conferência Leste, e se mantem vivo na série ao forçar o jogo 5.
O próximo duelo entre Sixers e Heat está marcado para este domingo (8), quando as duas equipes entram no Wells Fargo Center às 21h com transmissão para todo o Brasil pelo SporTV, pelo canal do YouTube da TNT Sports e pelo perfil do Gaules pela Twitch.
Foto: Reprodução Twitter/NBA
A SÉRIE: Miami Heat (1º) 2 x 1 (4º) Philadelphia 76ers
JOGO 1: 02/05, Philadelphia 76ers 92 @ 106 Miami Heat
JOGO 2: 04/05, Philadelphia 76ers 103 @ 119 Miami Heat
JOGO 3: 06/05, Miami Heat 79 @ 99 Philadelphia 76ers
JOGO 4: 08/05 às 21h, Miami Heat @ Philadelphia 76ers
JOGO 5: 10/05 às 20h30, Philadelphia 76ers @ Miami Heat
JOGO 6*: 12/05 com horário a confirmar, Miami Heat @ Philadelphia 76ers
JOGO 7*: 15/05 com horário a confirmar, Philadelphia 76ers @ Miami Heat
Horário dos jogos no horário de Brasília
*Jogos ocorrerão se necessário