17/02/2019 - 01h20

Joe Harris bate Stephen Curry e vence torneio de três pontos do All-Star Weekend

Ala dos Nets tem ótima performance, faz 26 pontos na final, supera favoritos e ofusca duelo dos irmãos Curry

Joe Harris bate Stephen Curry e vence torneio de três pontos do All-Star WeekendEm um dos eventos mais esperados deste sábado (16), Joe Harris, do Brooklyn Nets, teve grande performance, anotou 26 pontos na decisão e foi o grande vencedor do torneio de três pontos do All-Star Weekend da NBA 2019. O ala dos Nets superou na final o grande favorito, Stephen Curry (Golden State Warriors), que marcou 24 pontos, sendo o vice-campeão, Buddy Hield (Sacramento Kings) terceiro colocado, com 19, além de Devin Booker, do Phoenix Suns, atual campeão, mas que ficou na primeira fase.

Paralelamente à tradicional disputa, o evento contou com outro ingrediente especial, já que Steph enfrentou seu irmão mais novo, Seth Curry, do Portland Trail Blazers, pela primeira vez no torneio, que foi realizado em Charlotte, cidade onde cresceram, pois Dell Curry, pai dos jogadores, atuou por 10 temporadas nos Hornets. Porém, o confronto entre eles decepcionou e o ala-armador dos Blazers não chegou na decisão.

REGRAS

A competição funciona da seguinte forma. Cada jogador possui 1 minuto para arremessar 25 bolas, sendo que cinco bolas em cada uma das cinco posições fixas ao redor do perímetro. Cada acerto vale um ponto e a última bola de cada posição tem valor duplicado.

Além disso, os atletas podem escolher uma posição na quadra em que todas as bolas têm peso dois, a chamada money ball. A ordem dos arremessadores é aleatória, mas por regra, o defensor do título é o último da série. Os três melhores da primeira fase se classificam para a final.

Na decisão, o jogador que somou o menor número de pontos na fase anterior começa a série de arremessos e o maior pontuador é o último. O jogador com mais  pontos anotados é o vencedor.

TORNEIO

Antes do início do torneio, os ex-jogadores da NBA Glen Rice, Ray Allen e Dell Curry (pai de Stephen e Seth Curry) fizeram um desafio de lendas, divertiram o público, mas decepcionaram na mira, fazendo apenas 8 pontos no total.

Já no começo da disputa, o primeiro a se apresentar na fase classificatória foi Joe Harris, e logo na exibição inicial o jogador do Brooklyn Nets mostrou que a noite estava boa para ele. Calibrado, o ala anotou 25 pontos e mostrou precisão, principalmente na money ball, com cinco acertos.

Logo depois, Kemba Walker, representante da casa, já que atua no Charlotte Hornets, frustrou seus fãs e fez 15 tentos. Khris Middleton, do Milwaukee Bucks (11 pontos), Seth Curry (Portland Trail Blazers), que tinha tudo para rivalizar com seu irmão mais velho Stephen, porém marcou só 16 tentos e Damian Lillard (Portland Trail Blazers), que no estourou do cronômetro anotou seu 17º ponto, vieram na sequência.

Posteriormente, Buddy Hield (26 pontos) assumiu a frente da classificação com ótima performance. Danny Green (23 pontos) foi bem, entretanto não foi suficiente. Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks) entrou como oitavo participante e o veterano não decepcionou, com 17 tentos.

O próximo atleta em ação foi o grande favorito Stephen Curry. O armador dos Warriors fez 27 pontos, assumiu a liderança, acertou 100% dos arremessos nos dois últimos racks de bolas e levou a loucura o público no ginásio.

Para encerrar a primeira fase, Devin Booker, o atual campeão. O ala-amador do Phoenix Suns cresceu no fim, fez uma boa pontuação (23 pontos), mas não conseguiu sua classificação. Com isso, passaram para a final: Stephen Curry, Buddy Hield e Joe Harris.

Na decisão, Harris abriu a série, superou a sua primeira performance, marcou 26 pontos e deixou a situação dos seus adversários dificílima.

Hield até tentou, só que zerou no terceiro rack, não repetiu a primeira atuação e anotou “apenas” 19 pontos, dando adeus a chance de título.

Para fechar, a responsabilidade ficou toda em cima de Curry. O astro iniciou sua apresentação “on fire”, acertou as nove primeiras bolas e deu a impressão que seria o campeão. Porém, caiu de produção na sequência, fechou com 24 pontos e perdeu por dois pontos de diferença. Melhor para Joe Harris, o primeiro jogador dos Nets a conquistar o troféu no desafio de três pontos do All-Star Weekend!

Confira a apresentação que deu o título para Joe Harris:

Encerrando os eventos, neste domingo (17), ainda haverá o 68º All-Star Game da NBA, quando o Team LeBron enfrenta o Team Giannis, com transmissão da ESPN Brasil, às 22h (horário de Brasília).

Foto: Divulgação Twitter / NBA All-Star Weekend

Oddsshark