22/05/2020 - 12h50

Jerry Sloan, lendário treinador do Jazz, morre aos 78 anos

Como treinador de Utah, Sloan levou a franquia a duas finais de NBA

Jerry Sloan faleceFaleceu na manhã desta sexta-feira (22), aos 78 anos, o lendário treinador Jerry Sloan, que ficou marcado na memória dos torcedores por ter levado o Utah Jazz a duas finais de NBA nos anos 90. De acordo com comunicado divulgados pelo Jazz, Sloan teve complicações provenientes da doença Mal de Parkinson e demência com corpos de Lewy, pelas quais ele havia revelado diagnósticos em abril de 2016.

Utah está de luto e o comunicado emitido pela franquia exalta bem a importância do treinador na história do time.

“Jerry Sloan sempre será sinônimo de Utah Jazz. Ele sempre fará parte da organização Utah Jazz e nos juntamos a sua família, amigos e fãs para lamentar sua perda. Somos gratos pelo que ele realizou aqui em Utah e pelas décadas de dedicação, lealdade e tenacidade que ele trouxe à nossa franquia. Como [John] Stockton e [Karl] Malone, Jerry Sloan simbolizou a organização. Ele fará muita falta. Estendemos nossas sinceras condolências a sua esposa, Tammy, toda a família Sloan e todos que conheciam e amavam ele”, lamentou a franquia.

Sloan está no Hall da Fama da NBA desde 2009. Foram 26 anos como treinador, sendo 23 deles no Jazz. Na franquia de Utah, conquistou 1.233 vitórias e foi 20 vezes aos playoffs. Além disso, ele conseguiu levar o Jazz a duas finais de NBA, mas acabou derrotado em ambas as ocasiões pelo Chicago Bulls de Michael Jordan, Scottie Pippen, Phil Jackson e companhia.

Os números impressionam: ele terminou a carreira de treinador com o terceiro maior retrospecto da história da NBA, a sexta melhor porcentagem de vitórias e sete títulos de divisão. Além dos 23 anos de Utah, foram mais três como comandante dos Bulls.

Antes de ingressar na carreira como técnico, Sloan também foi jogador de Chicago. A carreira, no entanto, não foi muito longa e acabou interrompida por lesões após 10 anos de seu Draft. Ele teve médias de 14 pontos por jogo, com grande destaque para a temporada 1970-71, em que conseguiu um expressivo número de 18,3 pontos por jogo.

Foi ainda ao All-Star Game duas vezes e quatro vezes nomeado para a primeira equipe defensiva da NBA. Sloan também está entre os cinco primeiros na história da franquia Bulls em pontos, rebotes, jogos e minutos. Seu número 4 foi o primeiro aposentado pela equipe de Chicago. Pelo Jazz, ele teve o número 1.223 retirado, referente à quantidade de vitórias que conquistou por lá.

O ex-treinador foi casado com sua namorada do ensino médio, Bobbye, por 41 anos, e eles tiveram três filhos.

Parkinson e demência com corpos de Lewy

A doença de Parkinson, a mesma que afligiu o grande boxeador Muhammad Ali e o ator Michael J. Fox, é um distúrbio progressivo do sistema nervoso que afeta a fala e os movimentos. Com o tempo os sintomas tendem a piorar. Não há cura conhecida, mas os sintomas podem ser controlados por medicamentos.

A demência corporal de Lewy reflete alguns dos sintomas de Parkinson, mas também causa um declínio progressivo nas habilidades mentais.

Foto: Reprodução Twitter Utah Jazz

Oddsshark