Jayson Tatum cobra regras mais claras na seleção dos times All-NBA
Jayson Tatum se diz agradecido por ser escolhido, mas espera que os critérios sejam mais transparentes
Desde que foi deixado de lado nos times All-NBA no ano passado, ocorrido que custou milhões de dólares no contrato atual do astro dos Celtics, Jayson Tatum tem falado sobre a necessidade de termos regras e critérios mais claros na seleção dos jogadores.
Nesta temporada, Tatum foi escolhido para o primeiro time All-NBA e abordou o assunto antes do jogo 5 das finais do Leste contra o Miami Heat desta quarta-feira (25).
“Qual é o ditado, um dia atrasado e um dólar a menos?”, disse a estrela. “Obviamente, estou agradecido. Primeiro time All-NBA, isso é algo grande. Então sou grato por esse reconhecimento. Não foi realmente incentivado a mim [ser escolhido na temporada passada] em termos de dinheiro e tudo isso. Foi mais que eu me senti desrespeitado e eu falei sobre isso bastante até, sobre os critérios e como é a votação. Não há regras claras sobre quem deve ser elegível”.
“Eu acho que essa foi a parte frustrante”, continuou Jayson Tatum. “Mas aconteceu. Eu pensei que eu era um dos melhores 15 jogadores no ano passado? 100%. Mas isso já passou e eu consegui nesse ano e estamos tentando ganhar um título”.
Se fosse eleito no ano passado, Jayson Tatum estaria elegível a receber um bônus no salário, que está previsto em seu contrato, deixando-o em um nível mais alto e próximo de um contrato máximo – o equivalente a 30% do teto salarial.
Neste ano, Trae Young se tornou elegível a ganhar este incentivo ao ser eleito para o terceiro time All-NBA, enquanto Devin Booker e Karl-Anthony Towns estão elegíveis a um contrato supermax de quatro ano nesta inter-temporada por terem entrado em um time All-NBA.
Mesmo sem entrar em muitos detalhes, Jayson Tatum disse que os critérios deveriam começar por posição e ir até regras de seleção mais gerais. Para ele, não faz sentido Joel Embiid – que terminou em segundo na corrida pelo prêmio de MVP – ficar no segundo time All-NBA.
“Deveríamos ter algumas regras”, disse Tatum. “Não sei exatamente, mas talvez você deveria jogar um número mínimo de jogos ou ser parte de uma equipe de playoffs. Eu acho que deveriam ser os 15 melhores jogadores. Obviamente, com contratos supermax em jogo, é difícil. Tenho certeza que isso é difícil para os eleitores também. Então, acho que muito pode mudar nesse sentido”.
Após uma temporada decepcionante em 2020-21, Tatum afirmou que, além de Boston jogar melhor, outro fator para sua inclusão no primeiro time All-NBA foi sua evolução na execução de jogadas.
“Ganhamos mais jogos que no ano passado”, disse o camisa 0 dos Celtics. “Mas acho que minha criação de jogadas e capacidade de ler o jogo muito melhor me ajudaram de várias maneiras. E eu acho que isso se manifestou na minha habilidade de criar jogadas e comandar o ataque por vezes”.
(Foto: Reprodução Twitter/@Celtics)