07/03/2019 - 11h36

Hayward garante vitória do Boston Celtics sobre Sacramento Kings com 2 segundos para o fim

Sem Irving, ala quase põe tudo a perder, mas decreta segundo triunfo seguido da equipe

Em vez de abaixar a cabeça após o erro que culminou no empate do Sacramento Kings nos momentos decisivos, Gordon Hayward foi pra cima e o tornou irrelevante. Com menos de dez segundos no relógio, o ala atravessou a quadra e converteu o arremesso decisivo que decretou a vitória do Boston Celtics sobre os californianos na noite desta quarta-feira (6) por 111 a 109.

O erro de Hayward tinha sido cometer uma falta evitável em Buddy Hield na linha dos três pontos restando apenas 7,6 segundos para o fim, o que permitiu que os Kings igualassem o placar. Para piorar, os Celtics não tinham tempo para pedir, para sair com a bola no meio da quadra, e o time teve que começar o lance da sua linha de fundo. O próprio camisa 20 recebeu a bola, avançou até a entrada do garrafão adversário e converteu o arremesso da vitória que deixou o time de Boston à frente por dois pontos com dois segundos restantes.

“Isso significa mais do que tudo, pois eu quase perdi o jogo para nós com a falta”, disse Hayward. “Eu estava tentando trazer isso de volta pra nós. Mais do que tudo, estou feliz por nosso time e nós achamos um jeito de vencer esses dois últimos jogos, especialmente com o que estamos passando. Tem sido uma montanha-russa e nós queremos estar firmes e fortes quando chegarem os playoffs.”

Harrison Barnes ainda tentou o arremesso de misericórdia dos três pontos para os Kings, mas nada feito. Com o triunfo, o Boston Celtics agora soma sua segunda vitória seguida na viagem que faz pela Califórnia, onde já despachou o Golden State Warriors e agora o Sacramento Kings. Restam ainda Los Angeles Lakers, no dia 9, e Los Angeles Clippers, no dia 11 deste mês.

A partida marca também o segundo compromisso seguido que Hayward brilha com a camisa dos Celtics, já que foi responsável por 30 pontos na vitória sobre os Warriors em Oakland. O ala mostra que voltou a um bom nível após sofrer uma séria lesão no pé na abertura da última temporada depois de assinar com Boston por quatro temporadas e US$ 128 milhões.

“Isso mostra a confiança que ele ainda tem”, disse Marcus Morris, seu companheiro de equipe. “É sempre crescendo e crescendo. Muita gente tenta colocá-lo para baixo falando que ele não voltará a ser como era antes. Como jogador, isso é duro.”

Por outro lado, o resultado marca a quarta derrota dos Kings nos últimos cinco jogos, o que complica a situação da equipe que persegue o San Antonio Spurs (que venceu o Atlanta Hawks) por uma das últimas vagas para os playoffs da Conferência Oeste. A equipe da casa lutou bravamente e reduziu a desvantagem de seis pontos nos três minutos finais. De’Aaron Fox fez duas cestas decisivas e Buddy Hield bloqueou uma jogada rápida de Marcus Smart, o que mantiveram a equipe viva no jogo até a consagração de Hayward.

O Boston Celtics não pôde contar com Kyrie Irving, que estava mais dolorido do que o esperado após bater sua coxa no jogo contra os Warriors, o que o tirou de combate nesta quarta-feira. Porém, a equipe venceu sete jogos seguidos sem seu principal armador na formação inicial. Um dos pontos negativos foram os rebotes ofensivos, com a equipe toda somando apenas três deles em 39 tentativas de arremesso. A volta defensiva foi tida como prioridade por conta do rápido poder ofensivo dos californianos.

Apesar do camisa 20 roubar a cena, foi Jayson Tatum o maior pontuador dos visitantes com 24 pontos e três rebotes. Al Horford ajudou a equipe com 21 pontos, 11 rebotes e sete assistências, enquanto Marcus Morris terminou a partida com 19 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. Terry Rozier marcou 16 pontos e seis rebotes, enquanto Gordon Hayward, vindo do banco, anotou 12 pontos, cinco assistências e três rebotes.

Pelo Sacramento Kings, Harrison Barnes foi o cestinha com 24 pontos e oito rebotes, enquanto Buddy Hield fechou a noite com 23 pontos e oito rebotes. Willie Cauley-Stein terminou a partida com 19 pontos, sete rebotes e três assistências, enquanto De’Aaron Fox marcou 16 pontos e sete assistências. Bogdan Bogdanovic teve participação de 14 pontos, quatro rebotes e três assistências.

Confira os resultados da rodada da noite desta quarta-feira (6) da NBA:

Miami Heat 91 @ 84 Charlotte Hornets
Minnesota Timberwolves 114 @ 131 Detroit Pistons
Dallas Mavericks 123 @ 132 Washington Wizards
San Antonio Spurs 111 @ 104 Atlanta Hawks
Cleveland Cavaliers 107 @ 113 Brooklyn Nets
Philadelphia 76ers 107 @ 108 Chicago Bulls
Utah Jazz 114 @ 104 New Orleans Pelicans
New York Knicks 96 @ 107 Phoenix Suns
Boston Celtics 111 @ 109 Sacramento Kings
Denver Nuggets 115 @ 99 Los Angeles Lakers

Veja quais são os jogos que acontecem nesta quinta-feira (7):

Indiana Pacers @ Milwaukee Bucks
Oklahoma City Thunder @ Portland Trail Blazers

Crédito da foto: Reprodução/Boston Celtics Twitter (@Celtics)

Oddsshark