Harden marca 59 pontos e Rockets batem Wizards em placar elástico
Franquia de Washington igualou o recorde da NBA de mais pontos marcados pelo time derrotado
Não, não estamos cobrindo um All-Star Game. A vitória do Houston Rockets sobre o Washington Wizards por 159 a 158 na noite desta quarta (30) na Capital One Arena, em Washington D.C., surpreendeu a todos. Afinal, não é todo dia que um time faz essa pontuação e perde. Na verdade, os Wizards igualaram o recorde do Denver Nuggets que, em 1990, perderam para o Golden State Warriors por 162 a 158.
Grande destaque da partida, James Harden teve impressionantes 59 pontos e nove assistências. Com a performance de ontem, o “Barba” chegou a sua sexta temporada consecutiva anotando pelo menos 50 pontos em uma partida – o único jogador com mais anos nesse nível é Wilt Chamberlain.
Falando em marcas históricas, vamos a algumas delas: os 159 pontos dos Rockets no tempo regulamentar foram a quarta maior pontuação de um time jogando fora de casa; essa foi a terceira vez na história da NBA que uma partida que não foi para a prorrogação teve os dois times pontuando ao menos 155 pontos; também foi a terceira vez que ambos marcaram no mínimo 20 bolas de três.
Mas o evento mais importante envolvendo as duas cidades acontecia bem longe da Capital One Arena – mais precisamente a 1.400 milhas de distância. Houston Astros e Washington Nationals faziam o jogo decisivo da World Series, a final da Major League Baseball, no Minute Maid Park, em Houston. Torcedores dentro do ginásio da capital dos EUA dividiam suas atenções entre a peleja in loco e a que ocorria lá no Texas, que terminou com título do time da capital.
O confronto
Foi um verdadeiro tiroteio. Nem mesmo os 62,6% de aproveitamento de quadra e as 20 bolas de três, recorde da franquia, conseguiram ajudar o Washington Wizards a sair vencedor do confronto. Bradley Beal teve um desempenho formidável (46 pontos, oito assistências e seis rebotes), mas não capaz de superar os números de James Harden.
Além de Beal, outros seis jogadores dos Wizards chegaram nos dígitos duplos de pontuação na partida. Um deles, o calouro Rui Hachimura, japonês cuja escolha foi a mais alta na história do Draft da NBA, trouxe muitos fãs orientais nativos e descendentes para sua estreia em casa, incluindo o próprio embaixador do Japão nos Estados Unidos. Hachimura terminou a partida com 23 pontos e cinco rebotes.
Houston salvou o melhor para o final, marcando 48 pontos no último quarto para reverter uma vantagem de 11 pontos de Washington restando pouco mais de quatro minutos para o fim. Só na última metade do período, Harden e Russell Westbrook combinaram para mais pontos (27) que o time inteiro dos Wizards. Westbrook conseguiu um triplo-duplo na partida (17 pontos, 12 assistências e dez rebotes).
A arrancada de nove pontos dos Rockets durante os últimos dois minutos e meio deu a sobrevida necessária para os Rockets. Bradley Beal havia empatado o jogo com três lances livres faltando oito segundos para o fim, mas Harden acabou liderando à vitória com a conversão de um dos lances livres restando menos de três segundos.
Foto: Reprodução Twitter/Houston Rockets